Verão é sinónimo de praia, de calor, de férias, de dias compridos e, sendo nós um país tão conhecido pela sua gastronomia, de petiscos também.
Depois de passar um dia inteiro na praia, não há nada melhor do que ainda cheios de areia e pele salgada ir até ao bar ou restaurante mais próximo e pedir os petiscos mais típicos da época. Amêijoas à Bulhão Pato, percebes, camarões cozidos, recheio de sapateira, salada de polvo, choco frito, a lista é interminável.
São todos pratos que podemos pedir a qualquer altura do ano e não é preciso estar perto da praia para isso, mas a verdade é que no contexto verão e por do sol, ganha outro sabor.
Para acompanhar estes petiscos, há quem não dispense uma cerveja bem gelada, mas depois também há quem prefira um bom copo de vinho.
No verão, são os vinhos brancos e rosés os mais habituais, e sempre mais associados às preferências femininas, mas também há vinhos tintos que combinam na perfeição com os dias mais quentes e comidas mais frias.
Pedimos a enólogos de diferentes quintas e regiões do país, que nos dissessem quais os três melhores vinhos para harmonizar com cada um destes sete petiscos. Para esta harmonização há que ter em conta vários elementos, como o perfil do vinho, e identificar quais os sabores do vinho que ligam com os sabores do prato, de forma a que nenhum retire o protagonismo do outro.