Depois dos excessos cometidos durante as férias, está na altura de entrar nos eixos novamente. Uma forma de retomar os hábitos saudáveis no regresso à rotina é não deixar nenhuma refeição para trás, especialmente o pequeno-almoço.

Fomos habituados a olhar para esta refeição como a mais importante do dia. Por isso, quando chegar a hora de regressar às aulas ou ao trabalho, não podemos descurá-la – mesmo naqueles dias em que estamos com muita pressa.

14 mochilas e pastas para um regresso à escola ou ao trabalho com muito estilo
14 mochilas e pastas para um regresso à escola ou ao trabalho com muito estilo
Ver artigo

Não interessa se o despertador não tocou ou se é daquelas pessoas que prefere começar o dia em jejum só para conseguir dormir mais cinco minutos, porque há opções rápidas e eficazes. Como o regresso pode ser caótico, a MAGG reuniu algumas ideias de pequeno-almoço para que entrar na rotina novamente não seja tão difícil.

Quer prefira overnight oats [papas de aveia feitas no dia anterior] ou sopa miso – sim, esta iguaria japonesa pode ser comida ao pequeno-almoço e acarreta inúmeros benefícios para a digestão –, escolha o que mais lhe agradar e comece o dia em forma.

Sopa miso

Sopa miso
créditos: Unsplash

Ingredientes:
800ml água
2 tiras grossas de algas
1 cebola
1 cenoura
2 colheres de miso
cebolinho q.b.

Modo de preparação:
Numa taça, coloque a alga a demolhar por 5 minutos. De seguida, meta água num tacho, em lume médio. Corte a cebola e a cenoura pedaços bastante finos. Retire a alga da água e corte-a em pedaços fininhos, à semelhança dos alimentos anteriores. Junte os ingredientes todos no tacho e deixe ferver durante 10 minutos. Para dissolver o miso, recolha um pouco da água do tacho. Desligue o lume e adicione o miso ao tacho, misturando o preparadoSirva com cebolinho picado por cima.

Panquecas de aveia

Panquecas
créditos: Unsplash

Ingredientes:
170g de flocos de aveia integral
1 colher de sopa de sementes de linhaça
250ml de leite vegetal à escolha ou água
Canela em pó (opcional)
Fruta a gosto

Modo preparação:
Coloque num processador de alimentos a aveia e a linhaça e triture tudo até ficar com a consistência de farinha. De seguida, adicione o leite vegetal e triture tudo até formar uma pasta líquida. Aqueça uma frigideira antiaderente e, caso necessário, unte levemente com óleo de coco. Com uma concha da sopa, coloque uma porção da massa na frigideira e deixe cozer cerca de 3 minutos, até ficar com um aspeto dourado. Vire a panqueca e deixe cozinhar mais 2 minutos. Depois, é só servir e acompanhar com canela ou fruta a gosto.

Batido de frutos vermelhos

batido
créditos: Unsplash

Ingredientes:
2 bananas
300g de frutos vermelhos congelados
100ml de leite
Mel a gosto (opcional)

Modo preparação:

Triture os frutos vermelhos, durante cinco segundos, três a quatro vezes seguidas. De seguida, raspe as paredes do copo com a espátula, junte a banana cortada em pedaços, o mel e o leite. Volte a triturar durante 40 segundos, aumentando a velocidade de forma gradual. Quando chegar a mistura estiver homogénea, sirva num copo (ou em vários) e decore com mais alguns frutos vermelhos congelados. Esta receita pode ser recriada com qualquer fruta.

Taça de açaí com fruta

Açaí
créditos: Unsplash

Ingredientes:
1 a 2 bananas congeladas
5 morangos
60 ml de leite ou iogurte
1 a 2 colheres de sopa de açaí em pó
Pedaços de fruta a gosto (morango, banana, frutos vermelhos)
Sementes a gosto (girassol, chia, cânhamo)

Modo de preparação:
Num processador de alimentos, junte as bananas congeladas, os morangos, o leite e o açaí em pó. Triture tudo na velocidade máxima até que a mistura esteja homogénea. Transfira para uma taça, juntando, de seguida, fruta e sementes a gosto para acompanhar.

Overnight oats

Aveia
créditos: Unsplash

Ingredientes:
½ de flocos de aveia finos
½ de leite (vegetal ou animal)
1 colher de chá de sementes de chia (opcional)
Canela e baunilha a gosto (opcional)
Frutos secos a gosto (opcional)
Pedaços de fruta a gosto (opcional)

Modo de preparação:

Na noite anterior, misture a aveia, as sementes de chia, a baunilha, a canela (se for esse o caso) e o leite num frasco. De seguida, tape e leve ao frigorífico, por lá ficando durante a noite. De manhã, aqueça um pouco (se quiser a aveia quente, também pode comê-la fria), mexa e acompanhe da forma de que mais gostar – com pedaços de fruta, frutos secos ou sementes.