Quem diria que a mesma celebridade que adora panquecas de batata doce, smothies de curgete e ananás e papas de aveia douradas, é também fã de uma boa dose de pipocas. O segredo de Catarina Gouveia está no facto de estas serem feitas de forma saudável — apenas levam azeite, milho e uns pós mágicos para dar cor e sabor.

Como sabemos que está prestes a preparar uma sessão de cinema para o serão de fim de semana em modo confinado-sem-fim-à-vista, porque não inovar desta vez com pipocas ora saudáveis, ora bastante gulosas?

Pipocas em casa? Há uma máquina por menos de 20€ e nós contamos-lhe onde a pode comprar
Pipocas em casa? Há uma máquina por menos de 20€ e nós contamos-lhe onde a pode comprar
Ver artigo

É que nada impede que siga a receita de um dos sumos verdes nutritivos de Catarina Gouveia e depois se vá lambuzar com umas pipocas com caramelo picante e especiarias — já a antever os sabores que vão dominar no Dia dos Namorados.

Prepare um tacho velho (de preferência) e coloque mãos à obra para encher os baldes de pipocas caseiras.

Ora veja.

Pipocas saudáveis da Catarina Gouveia

pipocas
créditos: categouveia/Instagram

Ingredientes
Azeite (ou óleo de coco)
Milho
Canela
Açúcar de coco

Modo de preparação
Cubra o fundo do tacho com azeite. Deixe aquecer. Quando começar a ganhar temperatura, cubra com milho. Cubra com o testo e aumente a temperatura. Abane repetidamente o tacho até deixar de ouvir o milho estourar. Desligue. Polvilhe com a canela e o açúcar de coco.

Veja passo a passo.

Pipocas com curcuma

pipocas com curcuma
créditos: nutricionistamariainesantunes/Instagram

Ingredientes
150 gramas de milho
Curcuma em pó q.b
Canela q.b

Modo de preparação
Coloque tudo numa panela com uns borrifos de água (uma a duas colheres de sopa) e deixe cozinhar. Quando começar a ouvir as pipocas a abrir, abane a panela com cuidado para não deixar pegar o milho no fundo. O milho demora mais ou menos três minutos a fazer a partir do momento em que ouve a primeira pipoca a saltar. Retire a panela do lume e não tire a tampa até deixar de ouvir completamente pipocas a saltar (senão saltam para fora).

Esta receita é da nutricionista Maria Inês Antunes.

Pipocas de caramelo picante e especiarias

Pipocas de caramelo picante e especiarias
créditos: filipagomes/facebook

Ingredientes para a base
2 colheres de sopa óleo
½ chávena de milho para pipocas

Ingredientes para a cobertura
4 colheres de sopa de água
1 chávena de açúcar amarelo (também funciona com branco ou mascavado)
½ colher de chá de pimenta de caiena
100 gramas de manteiga com sal
Canela q.b
Gengibre em pó q.b
Cravinho q.b
Noz-moscada

Modo de preparação
Coloque duas colheres de sopa óleo numa panela alta e larga. Ligue o lume no medio/alto, junte dois bagos de milho e deixe aquecer. Assim que rebentarem, baixe para o lume médio, junte 1/2 chávena de milho, tape e vá agitando a panela sobre o lume para que aqueçam e estalem ao mesmo tempo. Quando já estiverem quase todos rebentados e os “poc poc” se ouvirem com um intervalo de vários segundos, tire do lume. Mais vale umas pipocas por rebentar que todas as pipocas queimadas. Deite num tabuleiro largo e reserve. Aproveite e ligue o forno nos 180°C para ir aquecendo e comece a cobertura.

Num tacho alto, junte quatro colheres de sopa de água e uma chávena de açúcar amarelo. Ligue o lume medio/baixo e deixe que o açúcar derreter lentamente e começar a borbulhar. Deixe borbulhar uns sete minutos ou até ganhar uma cor mais âmbar; ou até atingir cerca de 130°C; ou quando ao deitar uma gotinha da calda num copo com água fria, fique automaticamente rija.
Nesse momento tire do lume e junte 100 gramas de manteiga com sal. Mexa bem (sim, começa a borbulhar e aumenta de volume, por isso é que não deve fazer num tacho muito baixo). Deite sobre as pipocas e remexa. Polvilhe com ½ colher de café de pimenta de caiena, 1/2 colher de chá de canela, ½ colher de chá de gengibre em pó, uma colher de café de noz moscada e outra de cravinho. Leve ao forno e volte a remexer até estarem bem cobertas.
Vá provando as pipocas e retifique as especiarias, se necessário.

Esta receita é da chef Filipa Gomes.

Pipocas com parmesão

pipocas com parmesão
créditos: asweetpeachef

Ingredientes
1/4 chávena de óleo de coco
2/3 chávena de milho
1 a 2 colheres de chá de azeite
1/3 chávena de salsa picada
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
1/2 colher de chá de sal marinho

Modo de preparação
Aqueça uma panela com tampa em lume médio-alto. Adicione o óleo de coco e metade do milho. Cubra e cozinhe durante quatro a seis minutos, ou até que todos os grãos tenham estalado. Retire a tampa assim que deixar de ouvir o milho a rebentar e retire as pipocas.
Garanta que a temperatura é perfeita e acrescente o resto dos grãos. Cubra a panela e cozinhe, sacudindo frequentemente, durante dois a cinco minutos ou até deixar de ouvir barulho. Quando ouvir as pipocas a estalar com um intervalo de vários segundos, retire a panela do calor e retire a tampa. Isto permitirá que as pipocas sequem e libertem a humidade. Tire quatro chávenas das pipocas acabadas de fazer e coloque azeite, salsa finamente picada, parmesão ralado e 1/2 colher de chá de sal marinho. Armazene num recipiente hermético.

Esta receita é do blogue "a sweet pea chef".

Pipocas de bolacha Oreo

pipocas oreo
créditos: dinnerthendessert

Ingredientes
9 cups de pipocas já feitas
20 bolachas Oreo trituradas em pedaços pequenos e grandes
340 gramas de pepitas de chocolate branco

Modo de preparação
Coloque o chocolate branco numa tigela e leve ao microondas em intervalos de 30 segundos até estar completamente derretido. Regue a maior parte do chocolate branco sobre as pipocas numa tigela grande. Acrescente o Oreo em pedaços e envolva. Regue o chocolate branco restante em cima das pipocas. Deixe as pipocas partirem-se suavemente.

Esta receita é do blogue "Dinner then Dessert".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.