Os piqueniques viraram moda por força da pandemia, que nos empurrou para o ar livre. Começaram a concretizar-se com base no conceito que sempre conhecemos: uma toalha aos quadradinhos estendida no chão de um jardim para aí montar o banquete. O conceito da Piquenita é um bocadinho diferente, uma vez que não se resume às tradicionais toalhas e aos sumos de pacote que acompanham rissóis comprados à pressa no supermercado.
"Não tem de ser um toalha no chão. Pode ser na mesa, no exterior, podemos levar à casa da pessoa. E é tudo personalizado", refere Filipa Correia, de 32 anos, consultora financeira e responsável pelo projeto lançado a 18 de agosto. Filipa deu a conhecer a sua pequenita aventura através do Instagram, onde publica fotografias que mostram um bocadinho do que vai no piquenique para o meio de um jardim ou para beira mar numa despedida de solteira.
A Piquenita é adaptável ao verão e ao inverno, uma vez que, quando já não der para fazer piqueniques ao ar livre, poderá levar as boxes para dentro de casa em modo brunch ou até para celebrar um aniversário. No fundo, a ideia do projeto é assumir toda a trabalheira de compras e de preparar uma série de petiscos na noite anterior ao convívio, com o risco de deixar a quiche demasiado tempo no forno. Assim, a responsável pelo novo projeto garante que à hora marcada está tudo pronto e saboroso.
É Filipa quem prepara tudo, seja os pedidos especiais para intolerâncias ou para quem segue uma alimentação de base vegetal, seja o menu base, composto por croquetes, sandes (entre quatro opções), mini quiche sem glúten, águas aromatizadas, limonadas, espetadas de frutas e de tomate, manjericão e mozarela. A este pode adicionar as duas especialidades da responsável da Piquenita, que já antes do projeto eram bastante elogiadas.
"Quando vou com as minhas amigas para a praia, eu é que costumo levar as saladas frias porque toda a gente adora. É uma opção que pode ser adicionada ao menu base", conta Filipa. Da lancheira de praia para ao banquete de piquenique, agora todos podem provar as saladas com base de mistura de alfaces e massa, à qual se juntam combinações especiais, como presunto e queijo brie ou salmão fumado, mozarela e manjericão. A segunda especialidade de Filipa são as sandes, em especial a que leva presunto, queijo de cabra e molho de mostarda e vinagrete.
Como é óbvio, o doce destes piqueniques não vem só da fruta, também está presente no cheesecake, com cobertura personalizável, e na mousse de lima fresca feita por Filipa.
A Piquenita é perita a reunir amigos, bem como a recebê-los em casa antes de um jantar. Certamente vão dar conta num ápice das tostas com queijo creme e salmão fumado, dos queijos, carnes frias, frutas e do vinho.
Além da comida, o piquenique ou brunch pode ser requisitado com toda a decoração necessária — desde toalha, almofadas e outros acessórios —, que no fim da festa serão recolhidos. Os preços variam conforme o número de pessoas e começam nos 45€ para duas pessoas.
Para encomendar basta enviar mensagem direta no Instagram ou e-mail (piquenita_lisbon@outlook.com). As boxes são entregues em Lisboa, Estoril e Cascais no local do piquenique ou em casa.