Há quanto tempo deseja ir ao Brasil? Muito? Pois este fim de semana pode concretizar esse desejo ao dirigir-se à 3.ª edição do festival BOSSA Market, a 4 e 5 de junho no Estoril, festival que traz os ritmos brasileiros (e não só) para Portugal. Traz também música, moda, comidas brasileiras e até um espaço para crianças.
Serão dois dias intensos no que diz respeito à animação, que promete recarregar baterias após uma semana de trabalho através de uma viagem sem ir para longe. É que este Brasil está bem mais perto e tem tudo o que encontraria no país da América do Sul.
Começando pelos mais de 100 expositores de moda, gastronomia e serviços, entre eles está a conhecida marca brasileira de champôs Novex, a marca de biquínis e vestidos de praia Karina Vila Nova e, na comida, o pastel de feira d'A Lanchonete, a coxinha da Boutique Brasil Salgaderia e o sacolé da LILI Geladinhos.
Além dos petiscos brasileiros, estará presente a Ouriçaria Sabores do Mar, projeto criado pelo chef Nuno Nobre, para mostrar que há um ponto positivo no facto de o Atlântico separar os dois países: os ouriços que dele se retiram, na zona da Ericeira, para servir no BOSSA Market.
Mas para perceber melhor como é que a gastronomia portuguesa e brasileira se cruzam, o chef Vitor Sobral vai explicar tudo numa conversa intitulada Conversa com Sabor. O foco serão as influências brasileiras no nosso País, do pequeno-almoço ao jantar.
É apenas uma das várias conversas ao longo do evento, que vai contar ainda com Roberta Medina para falar sobre o regresso do maior festival de entretenimento do mundo, o Rock in Rio, prestes a começar em Lisboa, e o fotógrafo Miguel Júdice e Roberta Ristow irão abordar o mundo das artes em Portugal e no Brasil.
Por falar nelas, arte é também música, como aquela que vai poder ouvir no festival BOSSA Market. Sylvinho Blau Blau é o cabeça de cartaz e anima as noites do festival com a Festa Ploc, que recria o rock brasileiro da década de 80, festa que é seguida de DJ até à meia-noite.
No primeiro dia, 4, conte ainda com “Viva o Samba” pelas 22 horas e no domingo, 5, o fado junta-se à bossa nova através do projeto TRAVESSIA, com Vânia Conde e Tais Reganelli.
As crianças não ficam de fora do programa e para elas há pinturas faciais, oficina de balões, oficina de skate com plástico reciclável — com a Torre Plstik, cujo objetivo é despertar os mais novos para as alterações climáticas e o que podemos fazer para mudar — e, no final de cada dia, há uma festa kids, entre as 21h e as 23h.
A entrada no BOSSA Market, que decorre nos dias 4 e 5 de junho (11h-00h) no recinto da Fiartil (Avenida do Amaral), no Estoril, custa 5€ e as crianças até aos 10 anos não pagam. Pode comprar os bilhetes online.