Aos 38 anos, Sandra Santos lança uma marca de snacks saudáveis para bebés e crianças. Em 2016, após o nascimento da filha, a nutricionista, que também é atriz, criou o blogue “Papinhas da Xica”, que conta já com mais de três milhões de visualizações, e onde tem vindo a partilhar vários conteúdos e receitas — mais direcionados para a saúde materna e infantil.
A marca "Papinhas da Xica" surge assim após o grande sucesso do blogue e o lançamento de dois livros. Em 2019, Sandra lançou o primeiro livro, “Papinhas da Xica — Guia de alimentação para o 1º ano do bebé” e, em 2020, seguiu-se “Papinhas da Xica — Refeições em Família”.
Sandra Santos é apologista de uma alimentação mais caseira e sustentável. Contudo, ao longo dos últimos anos, foram muitas as pessoas que pediram sugestões de marcas de referência de modo a terem à sua disposição alguns snacks mais práticos. “As pessoas também tinham a necessidade de ter a conveniência, ou seja, alguns produtos para que quando não tivessem tempo e não pudessem confecionar em casa muitas das minhas receitas, desde bolachinhas saudáveis a panquecas, tivessem opções no mercado que lhes garantissem essa mesma confiança de que eram saudáveis e não constituíam um risco para o seu bebé. Foi assim que pensei em criar a marca que eu gostava de comprar", explica a nutricionista à MAGG, referindo que não existem no mercado muitas opções dedicadas a este “nicho” e as que existem são estrangeiras.
A marca "Papinhas da Xica" tem, neste momento, quatro snacks diferentes, que pode comprar individualmente ou em packs, e que estão à venda no site da marca. Sandra Santos faz ainda questão de referir que todos são feitos com ingredientes naturais e que foram criados com a preocupação de não terem sal ou açúcar adicionados.
Para além da saúde, a marca preocupa-se ainda com a sustentabilidade. “Devido à necessidade de termos de continuar a recorrer a algum plástico e cartão, o que fizemos foi criar uma parceria com a Sociedade Ponto Verde. Pagamos anualmente para garantir que as nossas embalagens, em quilos, são todas recicladas ou convertidas em energia”, explica Sandra.
Apesar dos snacks estarem no mercado apenas há duas semana, a nutricionista revela que a adesão tem sido muito boa. À MAGG, Sandra confessa que este é um projeto que já está a ser pensado há dois anos, mas que enfrentou muitos contratempos até aqui chegar. “Não é fácil ser empreendedora em Portugal. Não sei como é nos outros países, mas a minha experiência é cá, e foi, realmente, um processo com muitos contratempos e ainda mais demorado pelo facto de, no ano passado todo, termos tido a [pandemia da] COVID-19.”
Ainda assim, a nutricionista acredita que possa vir a beneficiar do facto de as pessoas se terem habituado mais às compras online. “Acredito que os sonhos não se adiam e que há sempre algo de bom no meio de cada uma das situações e das circunstâncias", remata.