“Se tu não tens tempo, porque não deixar uma nutricionista escolher a box ideal com snacks totalmente personalizados?”, foi como começou a conversa da MAGG com Ricardo Alves, fundador de uma empresa que promete revolucionar o dia a dia dos seus consumidores: a Oh!My Snacks.
Criada com o propósito de dar a oportunidade a todos de comerem snacks saudáveis totalmente escolhidos para os seus objetivos alimentares, a empresa portuguesa segue forte no mercado, e conta com boxes personalizadas não só para adultos como também para crianças a preços amigos da carteira.
“Foi quando comecei a falar com outras pessoas do meu mestrado que reparei que havia uma dificuldade em conseguir fazer lanches saudáveis, porque ou as pessoas preparam em casa, o que quando há uma falta de tempo não é fácil, ou não têm conhecimentos de nutrição para saber realmente o que é que é saudável, ou então acabam por comer nas máquinas de venda, que torna a coisa muito pior”, começou por dizer Ricardo Alves. “Comecei a pensar um bocadinho numa alternativa a snacks saudáveis, e a ideia surgiu naturalmente”, disse.
Na prática, encomendar uma caixa da Oh!My Snacks é muito fácil: basta entrar no site e preencher um quizz, que terá perguntas sobre gostos e restrições alimentares. “São perguntas direcionadas com as preferências alimentares, portanto sabores que gosta, sabores que não gosta, se quer um snack com menos açúcar, com mais proteína, qual é o objetivo da pessoa, se quer perder peso, se tem alguma condição de saúde relevante, alguma alergia alimentar, e por aí fora”, explicou Rita Lima, uma das nutricionistas que está encarregue pela definição do portfólio da marca. “A vantagem é que elas não têm de perceber o que é que é melhor para elas, no fundo dizem aquilo que gostam e aquilo que não gostam”, acrescentou Ricardo Alves.
Com os dados fornecidos no quizz, as nutricionistas vão então escolher os melhores snacks que se enquadram no perfil do consumidor, dependendo sempre da quantidade de produtos que escolheram comprar, sendo que é uma total surpresa para quem comprou a caixa.
“É mais provável que ganhe o Euromilhões do que ter duas boxes iguais”, brincou o fundador, uma vez que as respostas originam sempre caixas personalizadas diferentes. Os diferentes snacks encaixam em 14 categorias, sendo algumas delas bolachas, biscoitos, barras, barras proteicas, barras cruas, barras de fruta, fruta desidratada, bolinhas proteicas e snacks salgados.
Depois de receber a caixa em casa, o consumidor pode scanear os QR Codes que estão nas embalagens e responder a algumas perguntas sobre os snacks que lhe foram enviados, de forma a perceber se os quer voltar a receber numa compra futura e para ajudar a marca a perceber se os snacks tiveram sucesso. “É isso que nos distingue do mercado de retalho tradicional. Quando o consumidor prova, no momento do consumo, pode imediatamente votar, e é isso que é a nossa grande vantagem competitiva”, explicou Ricardo Alves. “Às vezes também metemos na caixa algumas amostras para os clientes darem o feedback, assim sabemos se consideramos ou não para o portfólio”, disse Rita.
E sim, este processo vale tanto para as boxes para os adultos como também para as boxes para as crianças, uma vez que a Oh!My Snacks introduziu há pouco tempo no seu site a opção de criar caixas personalizadas para os mais pequenos.
“Havia uma percentagem significativa de pais que nos diziam que alguns dos snacks iam para a lancheira das crianças, e nós, sendo nutricionistas, percebemos que, apesar de muitos dos snacks que temos em portfólio darem tanto para adulto como para criança, há outros que não são tão indicados”, começou por explicar Matilde, também nutricionista na marca.
Estas Box Kids foram idealizadas para crianças entre os 5 e os 12 anos, e são sempre escolhidos snacks sem adoçantes e com controlo de proteína, para que sejam o mais saudáveis possíveis para os pequenos lá de casa. “Escolhemos snacks que não tivessem açúcar branco adicionado, que não tivessem adoçantes artificiais, quantidade de proteína controlada, porque nos adultos não existe um controle”, disse a nutricionista. “Não temos snacks fritos e baseamos a maioria deles em ingredientes o mais naturais possíveis."
Esta caixa personalizada para os mais novos serve então para combater a dificuldade dos pais em encontrar snacks saudáveis para as suas crianças, fazendo com que as idas ao supermercado se tornem mais rápidas e leves, sempre com a consciência de que os snacks que encomendaram vão ser saudáveis o suficiente. “São snacks práticos, já vêm embalados, já vêm em porções e, portanto, dá para meter na mochila para a escola”, acrescentou Matilde. Além disso, as Box Kids ficam ainda mais divertidas com os extras que a marca adiciona, como “stickers personalizados e cartões engraçados”.
Ao todo, são três tipos de caixas que o cliente pode comprar: com 20, 30 ou 60 snacks. A compra única das boxes com 20 produtos têm um custo de 44,39€, preço que aumenta para os 61,06€ se preferir adquirir 30 snacks e para os 116,61€ se optar pelos 60. No entanto, estes valores podem baixar para 39,95€, 54,95€ ou 104,95€, respetivamente, se optar pela subscrição mensal, e agora há uma novidade: já é possível comprar os snacks específicos que quer individualmente, através da galeria disponível no site da OhMy Snacks, sendo que os preços não ultrapassam os 3€.
O envio é relativamente rápido, acontecendo na maioria das vezes de um dia para o outro, e a entrega pode demorar entre um a três dias.