Já foi lançada há quase três anos, mas está cada vez mais a ganhar fama no TikTok. Falamos da Swee, uma marca de gelados portuguesa que está a apostar nesta plataforma, e que até já originou uma corrida aos supermercados no mês de fevereiro graças ao engagement que tem tido.

Criada por Diogo Valente, também conhecido artisticamente como D8, e Tiago Rebelo, dois jovens de 26 e 25 anos respetivamente, a Swee foi pensada na pandemia e é "uma marca de gelados e pastelaria saudável com reduções muito grandes de açúcares e gorduras, mantendo a textura e cremosidade que os produtos devem ter". 

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Ou seja, trocado por miúdos, é uma marca de gelados que podemos comer até ao fim sem que nos faça sentir mal por termos comido tanto açúcar - porque, neste caso, os gelados são feitos à base de aveia e com menos 90% de açúcar.

A Swee foi lançada em julho de 2021, mas quem anda pelo TikTok vai encontrar bastantes vídeos por parte de consumidores portugueses a experimentar estes gelados. Só no mês de fevereiro, a startup portuguesa ultrapassou a marca dos dois milhões de visualizações nesta rede social, investindo um total de zero euros em marketing. Sim, isso mesmo. Diogo e Tiago recorreram apenas à criatividade, e o sucesso da Swee no TikTok está assente na transparência e na narração do dia-a-dia desta que é uma empresa a começar em Portugal.

“Acreditamos que, no digital, o consumidor não consome produtos, mas sim histórias. Afinal de contas, as marcas são pessoas, e decidimos passar isso mesmo para o consumidor”, partilhou Diogo Valente, em comunicado. A verdade é que esta iniciativa, pensada para ajudar a crescer a marca no digital e assim fazer com que mais pessoas fiquem a conhecer a Swee, resultou.

De acordo com o comunicado, foram centenas de portugueses que correram aos supermercados em fevereiro para comprar os gelados da marca.

Este alcance no TikTok começou no final de janeiro, quando Diogo Valente decidiu partilhar um desafio interno com os consumidores. Aquelas bancas de cartão com promotoras que estão nos supermercados a dar amostras de um produto? Diogo e Tiago decidiram poupar 30€ por cada banca e utilizaram rolos de plastificar livros para impermeabilizar as bancas. Resultado? Mais de 120 mil visualizações num só TikTok e mais de três mil gostos. 

Este vídeo marcou o início da aposta que a Swee quer fazer nesta rede social, começando a publicar cerca de quatro vídeos por dia e a fazer diretos diariamente. Isto fez não só com que ultrapassasse a marca dos dois milhões de visualizações, como fez com que se tornasse a marca de gelados portuguesa mais seguida no TikTok, com mais de 7 mil seguidores.

“Sabemos que o conceito que oferecemos enquanto marca indulgente, vegan e com reduções de açúcar vai ao encontro das necessidades dos consumidores, mas sabemos ainda melhor que as pessoas se ligam a pessoas. Hoje sentimos que temos uma comunidade de consumidores”, afirmou Tiago Rebelo no comunicado. 

Na Swee, cada embalagem contém 500 ml de gelado e custa 5,99€. Ao todo, estão disponíveis cinco sabores: tasty caramel with brownie chunks (pasta de caramelo e pedaços de brownie), chocolate cake with brownies (bolo de chocolate com cacau em pó e pedaços de brownie), date night fondue (gelado de fondue de morango e pepitas de chocolate), cookies n´screaming (baunilha com pedaços de oreo) e cookies doughn´t stop (massa de biscoito com gotas de chocolate, leite e stevia).

Os produtos da Swee estão atualmente à venda em Portugal na Uber Eats e disponíveis em cadeias de supermercados como o Auchan, Continente e El Corte Inglés. A marca portuguesa também está disponível nos EUA desde setembro de 2023, graças às oportunidades que surgiram da Portugal Foods, associação que promove a inovação e a internacionalização das empresas, e da cadeia de supermercados Central Market.