
A sangria, original da região de Andaluzia, no sul de Espanha, nasceu precisamente para animar festas, partilhar entre amigos e tornar qualquer fim de tarde mais leve.
Tradicionalmente feita com vinho tinto seco, a bebida tem raízes em celebrações populares e até em touradas. O nome "sangria" vem de “Sangre del Toro”, ou seja, "sangue do touro", uma referência à sua cor intensa. Mas o tempo (e a criatividade) trouxeram novas versões, mais leves, ousadas e sofisticadas, que combinam frutas, especiarias, espumantes e até destilados como gin ou conhaque.
Se nunca experimentou fazer sangria em casa ou quer sair da fórmula clássica, este artigo é para si. Abaixo, reunimos cinco receitas de sangria para todos os gostos, da tradicional à tropical, passando por versões com vinho branco ou espumante.
1. Sangria espanhola ou Sangria Tinta

Ingredientes
- 1 garrafa de vinho tinto seco
- 2 latas de água com gás ou tónica
- 2 maçãs cortadas em fatias finas
- 2 pêssegos cortados em cubos médios
- 1 abacaxi cortado em cubos médios
- 1 limão siciliano cortado em rodelas finas
- 1 chávena (chá) de suco de laranja
- 1 canela em pau
- 1 dose de gin, conhaque, rum ou vermute
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- Gelo a gosto
Modo de preparação:
- Comece por descascar e cortar o abacaxi em cubos médios. Coloque num jarro com o sumo de laranja e as restantes frutas cortadas. Adicione o açúcar e misture.
- Adicione a dose do destilado de preferência e com o auxílio de uma colher de pau, esprema a mistura. Depois disso, acrescente o vinho tinto fresco e a canela.
- Adicione gelo e água com gás ou água tónica.
2. Sangria de frutos vermelhos

Ingredientes
- ½ chávena (chá) de morangos congelados
- ½ chávena (chá) de mirtilos congelados
- ½ chávena (chá) de amoras congeladas
- 375ml de espumante brut (½ garrafa)
- 175 ml de gasosa (½ lata)
- 2 paus de canela
- 1 colher (chá) de gengibre
- Açúcar a gosto
- Gelo a gosto
Modo de preparo
- Num jarro, adicione os frutos vermelhos, o gengibre, metade da gasosa e o açúcar a gosto. Mexa até o açúcar dissolver e leve ao frigorífico por 15 minutos.
- Depois, adicione a canela em pau, o espumante fresco e o restante da gasosa. Deixe descansar e quando servir, coloque os cubos de gelo.
3. Sangria de vinho branco

Ingredientes
- 1 garrafa de vinho branco seco fresco
- 1 lata de gasosa
- 1 maçã vermelha cortada em cubos
- 1 punhado de hortelã fresca
- 3 limões
- Açúcar a gosto
- Gelo a gosto
Modo de preparo
- Corte a maçã em cubos médios e coloque num jarro. Adicione o vinho branco e o sumo de dois limões e, se quiser, açúcar a gosto. Mexa.
- Complete a receita com a gasosa e as folhas de hortelã. Leve ao frigorífico para que incorpore os sabores e acrescente o gelo quando servir.
4. Sangria de Champanhe

Ingredientes:
- 1 garrafa de champanhe ou espumante seco, fresco
- 1/4 de copo de aguardente ou outro brandy
- 1/4 de copo de açúcar
- 1 laranja, cortada em rodelas
- 1 limão, cortado em rodelas
- 1 maçã, cortada em cubos
- 1 mão-cheia de uvas, cortadas ao meio (opcional)
- 1 pau de canela (opcional)
- 2-3 copos gasosa de limão, ou água com gás
- Gelo
- Folhas hortelã ou manjericão para guarnecer (opcional)
Modo de preparação:
- Num jarro grande, coloque as rodelas de laranja e limão, os cubos de maçã e, se quiser usar, as uvas e o pau de canela.
- Verta a aguardente e o açúcar sobre as frutas. Mexa bem para ajudar a dissolver o açúcar e a libertar os sabores da fruta.
- Deixe a mistura repousar no frigorífico durante pelo menos 30 minutos, para permitir que os sabores se fundam. Quanto mais tempo repousar, mais intensos serão os sabores.
- Antes de servir, adicione o champanhe fresco.
- Acrescente a gasosa de limão, ou água com gás e o gelo
5. Sangria de Pêssego

Ingredientes:
- 5 colheres de sopa de compota de pêssego
- q.b. folhas de hortelã
- 1 garrafa de espumante
- 1 pau de canela
- 1 pêssego
Modo de preparação:
- Coloque a compota de pêssego e um copo de espumante numa trituradora e triture tudo. Coloque a mistura num jarro. Leve ao frigorífico.
- Junte o restante espumante, a hortelã, o pêssego partido em cubos e o pau de canela. Adicione gelo