Quantas vezes saiu da praia da Costa da Caparica, depois de um longo dia de sol e mergulhos e se deparou com horas de trânsito? Várias, com certeza. Trânsito para sair com o carro do parque de estacionamento, trânsito para atravessar a ponte e, de repente, a boa disposição de quem esteve um dia inteiro relaxado na praia, foi-se.

Mas nem todos os dias de praia na Costa da Caparica têm de acabar assim. Se não tiver nenhuma obrigação que o faça ir a correr para Lisboa, faça planos para ficar a jantar do outro lado do rio. Dessa forma, não tem de ficar horas no trânsito e ainda aproveita para conhecer os vários restaurantes que existem daquele lado do Tejo.

Tomar banho depois de comer é mesmo perigoso?
Tomar banho depois de comer é mesmo perigoso?
Ver artigo

Além dos bares e restaurantes de praia, há vários outros espalhados por Almada, Cacilhas, Trafaria, Costa da Caparica ou Charneca da Caparica, perfeitos para "fazer tempo" até atravessar a ponte.

Começamos por Cacilhas, uma zona onde se passava apenas para apanhar o barco e que agora está com mais vida do que nunca. Mais precisamente na Rua Cândido dos Reis. Uma rua pedonal que já tinha dois ou três restaurantes, mas que agora virou paragem obrigatória. Há sushi, pizzas, bifes, hambúrgueres, petiscos, gelados e muito mais.

Boteco 47

Salada de ovas com molho de pimentos assados

Neste espaço, que conta apenas com um balcão e uma esplanada, a carta é de petiscos, mas não aqueles clássicos. O menu tem algumas inspirações do Brasil e todos os dias tem novas sugestões. Por lá pode provar pratos como o espadarte marinado, amêijoas com gengibre, codornizes com cebolinha, tataki de atum, moelas com chips de mandioca ou ceviche de espadarte. Nas sobremesas, a pannacota de frutos vermelhos ou de goiaba é uma das principais atrações.

Morada - Rua Cândido dos Reis nº 47 A, Cacilhas

Horário - Terça a domingo, 17h - 2h

Meating Steakhouse

As carnes são servidas em tábuas e podem ser acompanhadas por batatas fritas ou salada

Os mais carnívoros não vão deixar escapar este restaurante. São várias as opções de pratos de carne neste espaço que conta com pouco mais de 30 lugares interiores e uma esplanada. Pode começar com um carpaccio de novilho ou um tártaro do lombo, passar para um pica pau e terminar com um entrecote, um rib eye ou um T-bone. Os pratos de carne podem ser individuais ou em tamanhos maiores para partilhar.

Morada - Rua Cândido dos Reis Número 72 e 74, Cacilhas

Horário - Sexta e sábado 12h30 - 15h e 19h - 2h / domingo e quinta 12h30 - 15h e 19h - 00h. Encerra à quarta-feira

Telefone - 932467408

Maui

Na carta do Maui, há combinados de sushi e sashimi de diferentes tamanhos

Já não pode haver uma zona de restauração sem, pelo menos, um restaurante de sushi. E a Rua Cândido dos Reis não é exceção. A juntar-se à loucura do sushi, há ainda os poké bowls, porque este não é um restaurante apenas japonês. É também havaiano. Ou não fossem as poké bowls uma comida típica dos pescadores do Havai.

Morada - Rua Cândido dos Reis, 55B, Cacilhas

Horário - Todos os dias, 19h - 23h

Telefone - 967571012

Máfia das Pizzas

Os fornos de lenha estão logo à entrada do restaurante

Como o nome diz, este é um restaurante bem italiano. Não tanto pelo espaço e decoração, mas pela carta. As pizzas feitas em forno de lenha têm uma massa fininha e ingredientes que combinam os sabores de Itália e de Portugal. Além das várias opções de pizza, a carta conta ainda com bruschettas, tábuas de queijos e enchidos e massas.

Morada - Rua Cândido dos Reis, 81-85, Cacilhas

Horário - Terça a sexta 19h30 - 00h / sábado e domingo 12h - 16h e 19h30 - 00h

Telefone - 912865698

Estaminé 1955

Hambúrguer com molho de francesinha

Era a antiga leitaria do Sr. Brito e muita da decoração atual, como o balcão, por exemplo, é ainda a original. Mas agora há hambúrgueres com um toque bem português. Há hambúrgueres com azeitonas, agrião, courgette, queijo flamengo, ovo escalfado ou banana. Na carta, há ainda um sabor bem portuense, o hambúrguer com molho de francesinha.

Morada - Rua Cândido dos Reis, 130 A, Cacilhas

Horário - Terça a sexta 12h30 - 15h e 19h - 23h / sábado 12h30 - 00h / domingo 12h30 - 23h

Telefone - 212970370

Food Trip

Margarita é uma bebida típica do México

Aqui os sabores são peruanos e mexicanos. O restaurante dos mesmos proprietários do Sentido do Mar, na praia do Norte, tem fajitas, tostadas, quesadillas, ceviches, tártaros, tacos, nachos, muito picante e, claro, margaritas (com moderação, porque ainda há uma viagem até Lisboa para fazer). Uma ida até ao Peru e ao México, sem sair de Cacilhas e sem precisar de passaporte.

Morada - Rua Cândido dos Reis, 80, Cacilhas

Horário - Todos os dias, 18h - 1h

Telefone - 939725452

Choco & Nut

Waffle com chocolate e gelado

Para terminar este passeio pela Rua Cândido dos Reis, em Cacilhas, uma sobremesa. Os viciados em chocolate e nutella têm aqui muito com que se entreter. Há waffles, panquecas e mini panquecas, crepes, churros, espetadas, iogurtes e gelados. Se não quer voltar para Lisboa sem um docinho, tem de passar por aqui.

Morada - Rua Cândido dos Reis, 49 C/D, Cacilhas

Horário - Terça a quinta 14h - 00h / sexta e sábado entre as 12h e a 1h / domingo entre as 12h e as 00h

Telefone - 937223152

Atira-te ao Rio

O verdadeiro #lunchwithaview

Ainda por Cacilhas, mas já fora da Rua Cândido dos Reis, está o famoso Atira-te ao Rio. Com uma vista incrível para a ponte e para Lisboa, este restaurante, que já não é novidade, continua a ser paragem obrigatória para quem atravessa a ponte ou apanha um barco. Na carta há pratos como salada de polvo, salada fresca de camarão, bacalhau à lagareiro, caldeirada de peixes e mariscos ou arroz malandro de legumes da época com queijo da ilha. E uma vista incrível, já tínhamos dito?

Morada - Cais do Ginjal, nº 69/70, Cacilhas

Horário - Todos os dias 12h30 - 23h

Telefone - 212751380

Mercado da Romeira

O Mercado da Romeira tem mesas corridas e partilhadas e mesas altas para duas pessoas

A Cova da Piedade tem um novo e enorme espaço de restauração, que tem oferta para toda a família. Fica numa zona industrial, em antigas fábricas de cortiça e moagem, e é uma espécie de combinação entre Lx Factory e Mercado de Campo de Ourique. Está dividido por quiosques, em que cada um tem um tipo de cozinha, com sushi, carnes, hambúrgueres, mariscos, tapas, e outros de bebidas. No meio do mercado está um espaço grande de relvado, com esplanadas à volta.

Morada - Rua Manuel José Gomes, 101, Cova da Piedade

Horário - Todos os dias, 12h - 00h

Sentido do Mar

Tanto na esplanada, como no interior, tem sempre vista para o mar

Mais um restaurante para os fãs de sushi. Aqui, caso esteja na praia do Norte, nem precisa entrar no carro. Só tem que subir uns degraus e encontra logo o Sentido do Mar. Um espaço que começou como bar de praia e que tem vindo a ficar com uma carta cada vez mais sofisticada. Começou a servir sushi e ficou conhecido como um sushi bar, mas serve muito mais além disso. O peixe grelhado e mariscos são outras das especialidades.

Morada - Praia do Norte, Costa da Caparica

Horário - Todos os dias, 12h - 22h30

Telefone - 212900473

Tasca do Nana

Carapaus fritos com arroz de tomate e pimentos

Também na Charneca da Caparica se encontram várias opções para petiscar ou jantar antes de voltar para Lisboa. A Tasca do Nana é um bom exemplo. Uma moradia moderna e envidraçada onde se podem comer amêijoas à Bulhão Pato, mexilhões, arroz de polvo, arroz de cabidela, arroz de marisco, arroz de lingueirão, sardinhas, entre outros pratos. E acompanhados por um jarro de sangria.

Morada - Rua Manuel Ribeiro de Pavia, nº3 A, Charneca da Caparica

Horário - Terça a domingo entre as 12h e as 23h

Telefone - 934769783

Tasquinha do Aires

Uma combinação de verão típica, caracóis e cerveja

Fica escondida no meio da Trafaria, mas vale a pena procurar, principalmente se gosta de petiscar, que é a especialidade da casa. Há caracóis, enchidos, salada de polvo, camarões cozidos, camarões ao alho, moelas, ovos mexidos com farinheira ou pica pau. Tudo num espaço pequeno com umas características toalhas aos quadrados vermelhos e brancos e uma interminável coleção de canecas e outras peças penduradas no teto e nas paredes.

Morada - Rua Tenente Maia, nº 18, Trafaria

Horário - Todos os dias, 17h - 23h45. Encerra à quarta-feira

Telefone - 212950846

Pastelaria Santo António

Todos os dias saem várias fornadas dos patéis de Santo António

Aqui a ideia não é jantar. Mas sim lanchar. Mais precisamente, provar os pastéis de Santo António, que fazem com que haja filas constantes à espera da próxima fornada. São parecidos com os pastéis de nata. Ficam em Santo António, muito perto das praias de São João e, por isso, é o sítio perfeito para quem quer lanchar antes de ir embora ou até ir buscar qualquer coisa para comer enquanto está no trânsito, se não quiser ficar para jantar. As bolas de Berlim e os croissants também são muito conhecidos por quem lá vai.

Morada - Avenida Afonso de Albuquerque, 227, Santo António da Caparica

Horário - Todos os dias, 7h - 20h

Telefone - 212900065

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.