Pode ser para um café, uma cerveja, um copo de vinho, uns petiscos. Mas haverá melhor do que chamar o marisco para protagonista de um dia passado ao ar livre? De barco rapidamente chegamos a Cacilhas e de comboio às praias da Linha, onde não faltam esplanadas e marisco. Mas também há opções para quem não quer sair de Lisboa. Deixamos-lhe cinco, com votos de um bom apetite.

Cais ao Mar

5 esplanadas onde se come ótimo marisco em Lisboa

João Mendes Esteves e César Lourenço vêm habituados a um negócio à beira-mar, não tivessem eles começado em São Martinho do Porto. Importaram o Pesqueiro 25 para Lisboa, num restaurante com o mesmo nome no Cais do Sodré e, agora, mais recentemente, assumiram um novo negócio no qual, ao marisco de qualidade, juntam a possibilidade de se comer ao ar livre. Há sopa de carabineiro (8,70 euros), arroz de marisco (55 euros/2 pax) e, vá por nós, deixe espaço para o bife de atum no caco (10 euros).

Morada: Rua Bernardino Costa, 42, Cais do Sodré

Horário: terça a domingo 12h às 23h

Marisqueira Azul

5 esplanadas onde se come ótimo marisco em Lisboa

Por estar inserido no Mercado da Ribeira dá a hipótese de uma refeição ao balcão ou, quando o tempo deixa, numa esplanada virada para o Jardim Dom Luís ou, com esforço, dá para deitar um olhinho ao Tejo. Manuel Aguiar e Nuno Bergonse estão à frente desta cozinha de onde saem diariamente gambas do Algarve (56 euros/kg), percebes das Berlengas (75 euros/kg) e bruxas de Cascais (120 euros/kg).

Morada: Mercado da Ribeira, Avenida 24 de Julho

Horário: todos os dias, das 10h às 00h

Gambuza

5 esplanadas onde se come ótimo marisco em Lisboa

Abriu no Inverno com a promessa de um verão em grande. Afinal, são mais de 32 lugares numa esplanada exterior e pelo menos mais oitenta numa esplanada mais resguardada. A carta enche-se de peixes e mariscos nacionais, com destaque para as ostras, vendidas a 2,5 euros a unidade, a salada de búzios (6,95 euros) e o incontronável arroz de marisco, que serve duas pessoas e custa 39,50 euros.

Morada: Praça Dom Luís I, 33 - Cais do Sodré

Horário: todos os dias, das 12h às 00h

Ribadouro

5 esplanadas onde se come ótimo marisco em Lisboa

Há mais de 70 anos a servir marisco, o Ribadouro é um nome do qual não se pode fugir quando o assunto é marisco em Lisboa. Mais recentemente, criou uma extensão da casa-mãe, na Avenida da Liberdade, com a abertura do Quiosque Ribadouro, onde conta com uma esplanada de 50 lugares a funcionar todos os dias até à uma da manhã. Os pratos são clássicos e, por isso, não desiludem. Há amêijoas à bulhão pato (18,50 euros), gambas com alhinho (17,90 euros) e sopa rica de marisco (7 euros).

Morada: Avenida da Liberdade, 155

Horário: todos os dias das 12h às 01h30

Pinóquio

5 esplanadas onde se come ótimo marisco em Lisboa

A localização é já por si privilegiada, ou este clássico lisboeta não ficasse a dois passos do Coliseu, com vistas de primeira fila para a Praça dos Restauradores. Há pratos de peixe e de carne — quem provou o pica pau garante que dificilmente se encontra melhor — mas é no marisco que esta casa aberta desde 1983 aposta. Prova disso está a lista das "especialidades" no menu, que conta sempre com a palavra marisco, seja ele em forma de caril, açorda, arroz ou massada (todos eles a 22,50 euros).

Morada: Praça dos Restauradores, 79-80

Horário: todos os dias, das 12h à meia-noite

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.