Não há refeição mais clássica para aqueles dias em não nos apetece cozinhar do que o frango assado. Verdade seja dita é um prato que causa bastante discórdia, dado que todos nós conhecemos alguém que afirma saber onde se come o melhor da cidade.
Agora há um novo espaço a querer entrar na luta para garantir o título de melhor frango de Lisboa e arredores — falamos do Bairrista, a nova churrasqueira do Lumiar que, para além de lhe oferecer o típico prato português, pretende marcar a diferença com os acompanhamentos, combinações de molhos e até nas embalagens.
“Embora não tenhamos fugido do típico frango assado, inovámos na forma como damos várias opções ao cliente quer em termos de variedade de molhos, quer em termos de variedade de batatas e saladas, onde fomos buscar as várias tradições portuguesas”, explica Ricardo Teixeira, o proprietário do Bairrista, em comunicado.
Frango com molho de leitão? É improvável, mas eles garantem que resulta
Os frangos vêm de Portel, no Alentejo, de um produtor que garante entregas diárias e com menos de 24 horas, pois não trabalham com frango congelado, nem com frangos do dia anterior. Sem fumo de carvão ou gordura, o próprio processo de grelha foi reinventado para conseguir um resultado mais saudável, mas igualmente saboroso.
Pode preferir batatas fritas em palitos (também pode escolher batata doce frita) ou às rodelas, ou até render-se à batata a murro. Quanto aos molhos, o Bairrista disponibiliza os tradicionais, como o molho d’alho e o molho clássico, mas não fica por aqui: pode aventurar-se com o molho de leitão para acompanhar o frango; o molho picante feito no local com pimenta da terra dos Açores; e o molho Bairrista, uma receita antiga do Algarve que mistura tangerina com orégãos.
Se for apreciador de saladas, neste novo espaço pode escolher entre a típica salada alentejana com coentros, orégãos e pepino, o vinagrete de frango e a salada Caesar, sendo que também existe a opção vegetariana desta última, onde o tofu substitui o frango. E até há canja de galinha, com massa e hortelã.
Preocupação com o ambiente
A preocupação ambiental é muito importante para este espaço, levando o proprietário a desenvolver uma linha própria de take away, sem recurso a plástico e alumínio, apenas com papel e cartão. "A caixa é tão resistente que o cliente pode usá-la várias vezes para vir buscar frango”, assegura Ricardo Teixeira.
A garrafeira foi outra das grandes preocupações do proprietário e tem mais de 33 referências, podendo encontrar champanhe Moët&Chandon, vinho branco, rosé e tinto, desde Callabriga a Papa Figos, Quinta dos Carvalhais Encruzado e Catarina, entre outros.
O Bairrista tem 24 lugares sentados, take away e opção de entrega em casa num raio de dois quilómetros em redor do restaurante, situado no Lumiar.