16 de fevereiro. Se for apreciador de boa comida e ainda melhores descontos, tem de marcar esta data na agenda. É justamente neste dia que começa mais uma edição do TheFork Fest, onde vai conseguir reservar mesa em centenas de restaurantes espalhados por Portugal sem se preocupar assim tanto com o orçamento — basta aproveitar os 50% de desconto.

Desde 2016 que a plataforma de reservas brinda os utilizadores com este mimo especial e 2023, ano em que se realiza a 9.ª edição do TheFork Fest, não será diferente. "Esperamos ter, no mínimo, 300 restaurantes", diz Sérgio Sequeira, Country Manager do TheFork para Portugal e Espanha, no almoço de apresentação das novidades da plataforma e da Olivier Experience by TheFork — uma campanha de descontos de 40% nos restaurantes do grupo Olivier de que a MAGG já lhe falou aqui.

Olivier Experience by The Fork. Estão de volta os descontos de 40% no sushi do Yakuza
Olivier Experience by The Fork. Estão de volta os descontos de 40% no sushi do Yakuza
Ver artigo

Assim, o desconto de 50% pode ser aplicado em toda a carta dos restaurantes participantes, exceto sobre menus especiais e bebidas, um requisito comum a outras promoções do TheFork.

Embora possa começar a reservar mesa desde dia 16 de fevereiro e até ao final de março com este desconto, Sérgio Sequeira deixa um aviso. "As promoções são publicadas dia 13, ao final do dia", revela o Country Manager do TheFork. Assim, pode começar a passar em revista todos os restaurantes aderentes — cujo número tem aumentado de ano para ano — e escolher logo os seus favoritos.

A Restaurant Week acabou, mas o TheFork Fest duplicou

Se está sempre à procura de poupanças para não ficar falido com as refeições fora de casa ou em busca de descontos que lhe permitam experimentar restaurantes de topo (que, de outra forma, não conseguiria), talvez se recorde da Restaurant Week, um evento em que vários espaços da cidade, dos mais tradicionais aos fine dining, elaboravam um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa por 20€ por pessoa.

No entanto, as novas exigências dos clientes e a dificuldade em manter uma qualidade homogénea ditaram o fim deste evento. "Decidimos acabar com a Restaurant Week porque acreditamos que no TheFork Fest há mais e melhor escolha", refere Sérgio Sequeira.

Sérgio Sequeira, CEO do TheFork para Portugal e Espanha
Sérgio Sequeira, CEO do TheFork para Portugal e Espanha Sérgio Sequeira, CEO do TheFork para Portugal e Espanha créditos: TheFork

"Os clientes acabavam por estar muito limitados ao menu, sendo que existiam restaurantes que tinham propostas que não considerávamos estar ao nível do que era esperado do evento. Mas depois era complexo controlar as escolhas ou dizer a um restaurante o que deviam colocar", diz o Country Manager do TheFork. "Já no TheFork Fest, é algo muito mais transparente. A pessoa consome o que quiser e tem sempre os 50% de desconto."

Para manter o nível de eventos especiais da plataforma, que costumava ter dois momentos anuais (Restaurant Week e TheFork Fest), para além da Olivier Experience, os descontos de 50% acontecem agora em dobro. "Vamos ter uma edição agora em fevereiro e até ao final de março, e uma segunda em outubro/novembro de 2023", revela Sérgio Sequeira.