
A Quinta do Castelo, em Santa Marta de Penaguião, acaba de lançar uma nova marca que reforça a gama de entrada do produtor. Os vinhos Vinha do Baco, disponíveis em branco e tinto, são provenientes de vinhas com mais de 40 anos, situadas a 500 metros de altitude, e chegam ao mercado com a promessa de expressar frescura e elegância.
A Quinta do Castelo foi adquirida em 1941 pelo Comendador Delfim Ferreira, juntamente com a emblemática Quinta dos Frades, em Armamar. Atualmente, é ali que nascem os vinhos brancos da gama já existentes e, a partir de agora, também os novos Vinha do Baco.
O enólogo Diogo Lopes, que se juntou ao projeto em 2023, é o responsável pela criação destas novidades. "Em Santa Marta de Penaguião, na Quinta do Castelo, encontramos matéria-prima de excelência (...). Quisemos reforçar o nosso posicionamento na base com um vinho muito equilibrado, que é também, quem sabe, um belo desafio aos consumidores mais jovens para uma primeira prova da região", afirmou em comunicado. Os dois lançamentos procuram destacar a autenticidade das castas tradicionais do Douro, com vinhos pensados para consumo imediato e de perfil sedutor.
O primeiro é o Vinha do Branco 2024, feito a partir de Viosinho, Malvasia Fina e Rabigato, apresenta uma cor amarelo-limão pálido, com aroma cítrico e de fruta branca. De corpo ligeiro, revela uma acidez vibrante e um final vivaz e custa 6,50 €.
Já o Vinha do Baco Tinto 2024, elaborado com Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, distingue-se pela cor ruby brilhante, aroma a esteva e frutos do bosque. Mostra-se equilibrado, com taninos finos e um perfil elegante, com um preço de 6,40 €.