O ano está a chegar ao fim. Há muitos eventos que visam comemorar a noite mais aguardada do ano, mas há um que nunca falha: a passagem de ano no Terreiro do Paço, em Lisboa. Por isso, a Câmara Municipal de Lisboa está a organizar uma festa que, ao mesmo tempo que assinala a entrada em 2023, celebra aquilo que de mais português o País tem para oferecer (e não só).
Num espetáculo programado e produzido pela EGEAC, no dia 31 de dezembro, Paulo Gonzo é o artista que abre as festividades à beira do Tejo. Subindo ao palco pelas 22h30, vai poder recordar êxitos que marcaram o panorama musical português, como “Jardins Proibidos”, “Dei-te Quase Tudo” ou “So Do I”.
À meia-noite, os primeiros momentos do novo ano serão marcados por um espetáculo de fogo de artifício. Por isso, durante 12 minutos, poderá deslumbrar-se com a fusão de cores que vão pairar sobre o coração da capital portuguesa, ao som da banda sonora original, com a assinatura de DJ Moullinex.
Depois, a festa continua pela noite dentro, sempre com várias desculpas para tirar o pé do chão. O palco vai ser pisado por inúmeros outros nomes da música portuguesa, como Cuca Roseta e Samuel Úria. No entanto, as vozes de Elida Almeida, Lura e Pongo também vão fazer-se ouvir bem alto, deixando as suas raízes ganharem destaque.
No total, serão 26 os músicos em palco. Este último momento da noite é inaugurado com as Batukadeiras X , um grupo de mulheres cabo-verdianas que participou num vídeo e na digressão do álbum Madame X, de Madonna. Será uma noite que pressupõe uma verdadeira viagem rítmica, indo do fado ao funaná, passando pelas mornas e as coladeiras.