Quando pensamos na família McCallister, há duas coisas que nos vêm instintivamente à cabeça: o Natal, não fosse o franchise "Sozinho em Casa" aquilo que mais passa na televisão nessa altura do ano, e a mansão luxuosa em que todo o clã se reunia nos dias que antecediam a esta data. Se teve o sonho de lá viver, temos uma boa notícia: não é impossível.

Pela primeira vez em 12 anos, a mansão do filme está à venda, pelo que é a oportunidade perfeita para os cinéfilos (ou investidores imobiliários, vá) a adquirirem. Esta fica no subúrbio pitoresco de Winnetka, no estado de Illinois – mas vai precisar de 5.250 milhões de dólares (cerca de 4.840 milhões de euros) para que ela seja sua.

A propriedade, que tem mais de dois mil metros quadrados e quase 847 metros quadrados de área útil, foi totalmente renovada em 2018. Afinal, só tendo um espaço tão grande é que é possível que tenha cinco quartos, seis casas de banho, que casam o charme histórico e memorável da propriedade com um conforto que pisca o olho à modernidade.

No entanto, embora tenha sido renovada, há locais que permanecem intactos e tal como os conhecemos em 1990, aquando do lançamento do primeiro filme. É o caso da escadaria icónica do hall de entrada, da sala de estar e de jantar, bem como da fachada de tijolo que adorna o exterior.

"Sozinho em Casa". Afinal, o que faziam os pais de Kevin? E quanto custava aquela mansão?
"Sozinho em Casa". Afinal, o que faziam os pais de Kevin? E quanto custava aquela mansão?
Ver artigo

A renovação fez com que surgisse uma nova sala familiar com tetos altos e paredes de portas francesas que se abrem para o quintal, enquanto a cozinha se mune de ilhas duplas. Além disso, existe ainda uma segunda sala familiar, um alpendre com lareira e um amplo pátio com vista para o quintal.

O andar de cima é onde fica a suite principal, equipada com uma lareira a gás, um closet e uma casa de banho em mármore com banheira de imersão, duche e lavatórios duplos. O terceiro andar (sim, o antigo sótão onde Kevin McCallister dormia, que fez com que fosse esquecido pelos pais) foi convertido numa suite júnior.

Como se isto não bastasse, a casa ainda conta com um ginásio totalmente equipado, espaço de lazer, bar e uma sala de cinema de última geração. A maior surpresa é – pasme-se – um campo desportivo coberto, que dá para praticar várias modalidades, das quais basquetebol é o maior exemplo.

A mansão, que foi construída em 1931, está a ser comercializada pela Coldwell Banker Realty, nos Estados Unidos. Para lá chegar, basta, além de voar até continente norte-americano, rumar até ao número 671 da Lincoln Avenue – e, se não conseguir fazê-lo mas quiser viver a fantasia, vamos deixar que as fotografias façam esse trabalho.

Veja as fotos.