É um dos musicais mais conhecidos de sempre e a segunda produção a permanecer mais tempo na Broadway, sendo ultrapassado apenas pelo famoso "O Fantasma da Ópera".
O musical "Chicago", que teve mais de sete mil apresentações nos palcos de Nova Iorque, foca-se na história de Roxie Hart e Velma Kelly, e não é desconhecido para quase ninguém, mesmo para quem não é fã do género.
Tudo porque para além de ser um musical teatral, é também um filme oscarizado. Em 2002, Rob Marshall dirigiu Renée Zellweger, Catherine Zeta-Jones e Richard Gere na adaptação para o cinema do famoso musical, e venceu o Óscar de Melhor Filme, entre outros prémios.
Apesar de o musical original datar de 1975, e de ter contado com a mestria do famoso coreógrafo Bob Fosse, foi a versão de 1996 que chegou à Broadway e que celebrizou ainda mais a produção.
Agora, mais de 40 anos depois da estreia do musical nos Estados Unidos, a conhecida produção que conta a história de duas assassinas com sede de fama e que acaba por ser uma sátira à corrupção na justiça criminal na cidade de Chicago, em 1920, chega a Portugal.
A versão portuguesa, com encenação de Diogo Infante, estreia-se em setembro, no Teatro da Trindade, em Lisboa, e aí se vai manter até 29 de dezembro — e já há sessões esgotadas.
Quem é quem na versão portuguesa?
Gabriela Barros, 30 anos, é atriz e cantora, e veste a pele de Roxie Hart. Foi protagonista da série "Morangos com Açúcar" em 2010, participou no filme "Sei Lá" em 2014 e em "Linhas de Sangue" em 2018, já lançou álbuns com a banda SEDA e, mais recentemente, fez também parte do elenco da série de comédia da RTP, "Donos Disto Tudo".
Já para interpretar Velma Kelly, que valeu o Óscar de Melhor Atriz Secundária a Catherine Zeta-Jones em 2003, a escolhida foi Soraia Tavares, que se sagrou vencedora da edição de 2019 do programa da TVI "A Tua Cara Não me É Estranha".
Ao longo das várias semanas de competição, a cantora e atriz de 25 anos deslumbrou com os seus dotes musicais, imitando na perfeição artistas como Jennifer Hudson, Mariza e Whitney Houston, entre outros. Antes disso, Soraia participou no "The Voice Portugal" em 2015, fez parte do elenco de "Simone, O Musical" e também teve experiências enquanto atriz nas novelas "Paixão", da SIC, e "Valor da Vida", na TVI.
Atualmente, para além de estar envolvida com o musical Chicago, Soraia Tavares é também a voz de Nala na versão portuguesa da adaptação live-action de "O Rei Leão", em exibição nos cinemas.
Para completar o trio de protagonistas, Billy Flynn, o advogado das duas assassinas, é interpretado por Miguel Raposo. E se o apelido do ator de 33 anos lhe está a parecer familiar, tem razão para isso: Miguel é filho de José Raposo e Maria João Abreu, e também seguiu a profissão dos pais no mundo do espetáculo.
Para além de ter um longo currículo no teatro, o ator fez parte do elenco da série da RTP "Madre Paula" e já entrou em filmes como "Parque Mayer" e "Snu". Miguel Raposo também participou em várias novelas dos canais generalistas portugueses, como "Paixão" e "Valor da Vida" e, neste momento, contracena com os pais em "Golpe de Sorte", na SIC.
"Chicago" estreia a 11 de setembro na Sala Carmen Dolores no Teatro da Trindade INATEL, com sessões entre quarta-feira e domingo, pelas 21 horas — aos fins de semana, também existe uma sessão às 16h30, e ao domingo, a sessão das 21h não se realiza.
Os bilhetes, disponíveis a partir de 14€, já se encontram à venda, sendo que existem sessões com descontos: às quartas-feiras, Dia do Espectador, existe uma redução de 4€ sobre o valor do bilhete escolhido.