A 17.ª temporada de "Anatomia de Grey" chegou ao fim esta quinta-feira, 3 de junho, nos EUA. Como toda a temporada, composta por 17 episódios, também o final da série abordou o impacto do surto da COVID-19 na vida de todas as personagens — mas, desta vez, ao longo de vários meses: de agosto a dezembro de 2021, e de janeiro a abril.

Neste episódio final, que servirá de ponte para os acontecimentos da 18.ª temporada, houve casamentos, amor e desamor. Mostramos-lhe tudo o que aconteceu à medida que a história foi avançando no calendário.

A nova série de "Sexo e a Cidade" vai contar com estrela de "Anatomia de Grey"
A nova série de "Sexo e a Cidade" vai contar com estrela de "Anatomia de Grey"
Ver artigo

Este artigo, no entanto, tem spoilers. Se não quiser saber o que acontece no final da série, recomendamos que feche este artigo e volte mais tarde. Não diga que não o avisámos.

Em Portugal, o último episódio da 17.ª temporada da série é exibido na próxima quarta-feira, 9 de junho, às 22h20 na Fox Life.

O regresso de Meredith ao hospital e o casamento interrompido de Maggie

É em agosto que Meredith Grey (Ellen Pompeo) regressa ao hospital, depois de ter acordado do coma devido a complicações de infeção por COVID-19, como a nova diretora do Programa de Médicos Internos (o chamado Residency Program, no termo original), escreve a revista "Deadline".

Nesse mesmo mês, os recém-noivos Maggie (Kelly McCreary) e Winston (Anthony Hill) preparam-se para oficializar a relação através do casamento numa pequena quinta, mas a cerimónia é interrompida por oposição dos familiares. Não por estarem contra a relação, mas por considerarem que o casamento deve ser feito da maneira certa, "numa igreja ou com, pelo menos, mais de dez pessoas".

Os noivos concordam e decidem pôr o casamento em pausa, guardando o champanhe e o bolo para a próxima ocasião. Gerlie (interpretada por Aina Dumlao), enfermeira, é internada com sintomas de infeção por COVID-19.

A depressão de Amelia e o colapso repentino de Gerlie

Em setembro, Amelia (Caterina Scorsone), sentindo-se cada vez mais incapacitada pela sua depressão decorrente de uma vida de excessos, de abusos de drogas e da morte do irmão (Derek Shepherd), sente-se cada vez mais pressionada à medida que Link (Chris Carmack) sugere terem um segundo filho.

A personalidade de Link, um otimista convicto, contrasta com a de Amelia que passa por momento difíceis e se sente cada vez mais sozinha, tal como confessa aos colegas. "Sinto-me sozinha, gostava que ele percebesse isto."

Lidar com o sangue e a morte de perto. A equipa que limpa o que mais ninguém deve limpar
Lidar com o sangue e a morte de perto. A equipa que limpa o que mais ninguém deve limpar
Ver artigo

Quanto a Gerlie, esta sai do hospital depois do internamento por COVID-19. É acompanhada por Meredith, com quem desabafa sobre a culpa de ser uma sobrevivente da doença. Durante a conversa, Gerlie desmaia.

Mais tarde, já em outubro, sabemos que a enfermeira sofre de várias complicações devido à infeção — que, mais tarde, em dezembro, a levaria a precisar de um transplante de pulmão.

Por sua vez, Teddy (Kim Raver), cirurgiã, é infetada com a doença e apresenta alguns sintomas, embora não contagie ninguém. O isolamento a que é obrigada, no entanto, serve para a aproximar de Owen (Kevin McKidd), o marido, com quem tentava reconciliar-se.

O pedido de casamento de Owen a Teddy

Em dezembro, a tragédia e o amor voltam a andar de mãos dadas: enquanto a Gerlie é recusado o transplante de pulmão, Link prepara-se para pedir Amelia em casamento, tendo, até, comprado vários anéis para dar à mulher com quem quer passar o resto da vida.

Embora tenha idealizado fazê-lo na festa de Natal que acontece em sua casa, os planos são temporariamente interrompidos quando Owen começa o seu pedido de casamento a Teddy. "Magoámo-nos mutuamente, mas também já nos perdoámos. O mundo acha que não fazemos qualquer sentido, mas juntos, fazemos", diz.

A declaração termina com Teddy a dizer "sim".

A primeira dose da vacina e o conselho de Richard a Amelia

Em janeiro, todos os médicos do hospital Grey Sloan Memorial recebem a primeira dose da vacina contra a COVID-19 e há espaço para algum otimismo no meio do caos.

Já Amelia, no entanto, continua numa espiral de ansiedade e depressão. Desabafando com Richard (James Pickens, Jr.), o colega diz-lhe que a relação entre ela e Link não tem obrigatoriamente de funcionar. "É-te permitido correr atrás do que queres, mesmo que isso não seja o que ele quer." Nas entrelinhas, Richard sugere que Amelia pode ser mais feliz se deixar Link, apesar de ambos terem um filho em comum.

A nova série de "Sexo e a Cidade" vai contar com estrela de "Anatomia de Grey"
A nova série de "Sexo e a Cidade" vai contar com estrela de "Anatomia de Grey"
Ver artigo

Na fase final do mês, Gerlie volta a tentar entrar na lista para transplantes de pulmão, desta vez precisando de dois devido a complicações da infeção por COVID-19.

Meredith volta à praia, desta vez consciente

Na reta final do episódio, vemos Meredith regressar à praia, mas desta vez consciente. É que, enquanto esteve em coma devido às complicações da infeção por COVID-19, foi frequente vermos a protagonista na praia a interagir com personagens da história que já tinham morrido.

Desta vez, no entanto, o regresso à praia tem outro simbolismo: o de, finalmente, casar Maggie e Winston, agora sem interrupções. Durante a cerimónia, Meredith recebe um telefonema com boas notícias: há, finalmente, dadores de pulmões para Gerlie, cuja intervenção, protagonizada por Meredith, é bem sucedida.

Quando as celebrações da cerimónia chegam ao fim, todos os convidados, ainda com os fatos vestidos, vão até ao hospital para aplaudir Meredith, que termina o episódio dizendo que nunca se sentiu tão feliz como naquele momento. Depois do caos e da tempestade, há espaço para ter esperança numa nova normalidade.

Já Link pede Amelia em casamento e é rejeitado.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.