Depois de dois anos sem festa, nota-se uma maior alegria e vontade de celebrar — e o que não faltam pelo País são festas populares para o fazer.

Este hotel no Porto está a oferecer estadias e refeições. Saiba como pode ganhar
Este hotel no Porto está a oferecer estadias e refeições. Saiba como pode ganhar
Ver artigo

A norte, os cartazes estão muito completos, há muita festa, muitos concertos e programação para todas as idades. Em Santo Tirso há Xutos & Pontapés, festa até de madrugada e ainda Zé Amaro. Em Barcelos não podia faltar um concerto de David Carreira e também atuações durante toda a madrugada. Em Fafe são as festas da cidade e nada melhor do que as celebrar ao som de “Dunas” de GNR. Em Freamunde há tanta festa que nem conseguimos destacar apenas um artista e as noites vão ser mesmo muito longas. 

A melhor parte, além dos concertos, é que tudo é gratuito e há muita animação. Escolha a sua preferida.

Santo Tirso

As grandes festas da cidade de Santo Tirso estão de volta e este ano há música portuguesa desde a mais popular até ao pop e rock português. As festas de São Bento começam esta quinta-feira, 7 de julho, e só terminam na segunda-feira, 11 de julho. 

Esta noite de quinta-feira já é de festa com a abertura do Palco dos Artistas Tirsenses, na Praça dos Carvalhais, com um concerto de Serafim Ferreira, às 22h30.  Na sexta-feira, 8 de julho, a noite começa com mais um concerto dedicado aos artistas da cidade. E depois, às 22h, há baile com Zé Amaro, no palco da Praça 25 de abril. Como habitual nas festas populares há fogo de artifício marcado para a 0h30 no Largo Abade Pedrosa. 

“Há Baile no Largo”? Claro que sim. A partir da meia-noite até às 3h30 a noite está a cargo dos DJ Pedrinho K e DJ Pette. 

Sábado, 9 de julho, é marcado pelo concerto de Xutos & Pontapés na Praça 25 de abril, às 22h. Mais uma noite festejada com fogo de artifício sobre o rio Ave, e a partir da meia-noite a festa celebra-se com Echo Sound DJs e Viktor Soul no “Há Baile no Largo”. 

Os Calema também vão celebrar o São Bento na noite de domingo a partir das 22h. Antes disso, tal como nos dias anteriores, há atuações no Palco dos Artistas Tirsenses. A noite termina com o DJ Artur e Los Bravos, que já contam com 10 anos de carreira. 

No último dia, 11 de julho, além das peregrinações, missas e celebrações religiosas, há Noite de Fados, com a fadista Maria Emília. 

Várzea

De 8 a 11 de julho, a freguesia da Várzea, em Barcelos, vai festejar o São Bento e há muita animação e festa para este Santo Popular. A partir das 22h há concerto dos 4 Men’s, porque tal como a banda diz, “o que o povo quer e precisa é de uma boa festa”. A meia-noite será marcada pelo fogo de artifício e meia hora depois sobe a palco o DJ Fábio Vasquez. 

No sábado, 9 de julho, David Carreira sobe ao palco às 22 horas. O fogo de artifício é à meia noite e a festa continua com o DJ Pette. 

O dia seguinte é destinado ao momento característicos de todas as festas populares: festival folclórico. A noite será marcada ainda com fogo de artifício e mais atuações de DJs. 

A segunda-feira, último dia de festa, é destinada a momentos mais religiosos, e à 00h acontece a última sessão de fogo de artifício. 

Fafe 

Ainda no norte, não se vai celebrar o São Pedro, mas as Festas da Cidade de Fafe em honra de Nossa Senhora de Antime de 7 a 10 de julho.

A festa começa com a inauguração das iluminações decorativas e o concerto dos AM Show, na Arcada. No dia seguinte, sexta-feira, há concerto da brasileira Daniela Mercury no palco do Parque da Cidade. A noite continua com fados às 23h30 no Parque 1º de Dezembro e atuação de DJs. 

No sábado, 9 de julho, há bombos a alegrar as ruas da cidade e um passeio equestre. Além de atividades de skate, inlin e BMX durante a tarde. Às 22h30, os GNR sobem a palco e a noite termina com espetáculo pirotécnico às 0h30 e Djs. 

No último dia da festa há torneio de basquetebol, desfile das bandas filarmónicas e espetáculo pirotécnico. 

Freamunde 

Atualmente, as festas de Freamunde são as Sebastianas, mas já se chamaram “Festas do Mártir” ou “Festas da Vila”. A festa começa esta quinta-feira, 7 de julho, e dura até terça-feira, 12 de julho. 

A primeira noite começa com concerto de WET BED GAG no palco principal, e por volta da uma da manhã, Bruno R abre o palco Sagres, que vai contar com seis atuações até às 4h. 

A noite de sexta-feira, 8 de julho, é marcada por vários concertos. A banda de rock alternativo TRAÇO sobe ao palco principal às 22h, depois há ainda concertos de bandas de garagem. À 00h a festa continua em Freamunde com a noite de bombos pelas ruas da cidade. Nel Monteiro também marca presença no palco arraial às 2h, assim como as atuações de DJs no palco Sagres a partir da 1h30m até às 6h. 

Durante o sábado há bombos, gigantones, concertos e atividades para as crianças pela cidade. A noite começa com o fogo piromusical às 22h45, e às 23h30 concerto de Daniela Mercury. As atuações não ficam por aqui e há concerto de Ágata às 2h30, e como habitual a noite continua com DJs e ainda um concerto de Dealema às 3h.

A festa já está quase a chegar ao fim, mas ainda há mesmo muitos concertos em Freamunde. No domingo há Dino D’Santiago às 0h30 e depois ainda atuação de Mingas, 100 Foles e Mastiksoul às 3h. 

Na penúltima noite, segunda-feira, há o grandioso fogo de artifício às 23h, uma marcha alegórica e os concertos no palco arraial e atuações de DJs até às 6h.

E por fim, terça-feira, há o concerto de Sons do Minho e atuações até às 2h30 de DJs.