Albano Jerónimo é um dos atores portugueses que menos tem parado. Por acreditar na pluralidade da profissão e na sua capacidade de se desdobrar em vários registos, foi sendo presença assídua na televisão, no teatro e no cinema. A última vez que conversámos com ele, tinha passado pela novela "Nazaré", da SIC, tinha dois espetáculos de teatro em cena e havia a probabilidade de o filme "A Herdade", no qual foi protagonista, poder representar Portugal na mais recente edição dos Óscares.

Depois de o filme ter passado pelos festivais de cinema de Toronto e Veneza, nos quais as reações foram muito positivos, Albano admitiu que o percurso que aquele filme estava a ter ultrapassava barreiras importantes. "Aproxima-nos de culturas diferentes que, por não nos conhecerem, são capazes de avaliar o filme com uma isenção brutal. E o carinho que recebemos lá fora foi muito acolhedor." 

Apesar disso, o filme não chegou a estar nomeado para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro, mas o "estrago", digamos, estava feito. Era inevitável que as grandes produtoras começassem a olhar mais para o que se fazia em Portugal e isso podia abrir portas para que vários atores portugueses pudessem vir a ter papéis de grande relevo em produções internacionais. Não demorou muito até que isso acontecesse.

Albano Jerónimo. "A vida muitas vezes não nos salva e eu gosto dessa crueldade"
Albano Jerónimo. "A vida muitas vezes não nos salva e eu gosto dessa crueldade"
Ver artigo

O caso mais sonante é o do ator Nuno Lopes que interpretou um dos protagonistas na série da Netflix "White Lines" que teve mão do mesmo responsável por "La Casa de Papel". A crítica elogiou-o e o ator revelou, nas várias entrevistas que foi dando, que só agora é que se estava a habituar ao facto de se ter tornado conhecido para lá de Portugal.

Mas também o próprio Albano Jerónimo terminou recentemente as gravações da série "The One" — que promete ser o próximo grande thriller da Netflix e no qual vai ser uma das personagens principais. Ambos reconhecem que esta oportunidade é única. Afinal, são duas séries que por fazerem parte de uma plataforma de streaming com um alcance muito amplo, permite que vários espectadores, de várias culturas, possam ficar a conhecer os seus trabalhos.

Mas estes são só dois exemplos numa lista de vários atores portugueses que, nos últimos meses, têm vindo a surpreender lá fora. Alba Baptista, da série da Netflix, "Warrior Nun", também surpreendeu. Mas há mais.

De Joana Ribeiro a Nuno Lopes, mostramos-lhe os 9 atores portugueses com papéis de destaque em séries ou filmes internacionais.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.