Já todos sabem que Sintra é conhecida pelas suas montanhas de vegetação e temperatura húmida, com casas antigas e pastelaria típica. É um ponto turístico chave a visitar quando se viaja para Portugal e um refúgio escondido para muitos portugueses. Então, se esta vila tem tantos pontos a favor, porque não explorá-la ao pormenor?
Foi precisamente o que a empresa Mistery City Games decidiu fazer. Depois de Amesterdão, Barcelona, Londres, Nápoles e Paris, esta caça ao tesouro baseada numa história real de volta ao passado chegou em abril deste ano a Portugal e já conta com imensas críticas positivas.
“O Segredo do Rei”, nome do jogo, é uma mistura de caça ao tesouro, escape room e um passeio a pé pelas ruas de Sintra. Pode contar com uma grande aventura para explorar a vila e desvendar um mistério, com a ajuda de adereços reais – nada de telemóveis ou internet.
Em que consiste?
Como refere o site da empresa, é um pouco como O Código Da Vinci. O jogo consiste na descoberta de pistas escondidas na bela arquitetura de Sintra e de objetos mágicos que ajudarão na resolução do mistério. São utilizados adereços físicos, como mapas de tesouro em papel e caixas fechadas, para se conseguir a melhor experiência possível e decifrar todos os mistérios envolvidos no drama. “O Segredo do Rei” conta precisamente a história do Rei Fernando II, que esconde um segredo muito bem guardado.
O jogo começa e termina no Bliss Hotel Sintra e é lá que encontrará o Game Master, funcionário da empresa. Aqui vai ter direito a uma mochila com todos os adereços que precisa e começará por seguir um antigo mapa do tesouro, desvendando pistas e quebra-cabeças ao longo do percurso.
“O Segredo do Rei” é apresentado num livro antigo e será por ele que se guiará durante toda a caça ao tesouro, sendo que em cada ponto chave desbloqueará uma das cinco fechaduras necessárias para resolver o mistério. Mas não se preocupe: se se sentir encalhado e não conseguir resolver algum passo, poderá sempre entrar em contacto com um funcionário para ajudar naquilo que for preciso.
O percurso do jogo pode demorar entre uma hora e meia a três horas e tem a extensão de 3km, pelo que tem muito por onde explorar. Os enigmas, dicas, escape rooms e quebra-cabeças estão todos espalhados por cinco locais chave de Sintra: Volta do Duche, centro histórico, Fonte dos Pisões, Palácio Nacional e Câmara Municipal.
O jogo foi totalmente pensado apenas para o divertimento de quem quiser participar, só precisa de ter gosto por ler e explorar. Os bilhetes custam: 22€ para adultos e 12€ para crianças e idosos.