A primeira edição de um festival internacional de cinema 100% digital está a chegar. Pensado por uma jovem francesa de apenas 16 anos, residente em Lisboa há oito, este é um festival que pretende fazer com que as gerações mais novas tenham a oportunidade de se fazer ouvir no mundo da Sétima Arte, apresentando um filme seu a concurso que será avaliado por um painel de jurados de luxo.
O Future World Film Festival é destinado ao público jovem e tem uma categoria especial para pessoas dos 12 aos 17 anos, tendo como únicos critérios a criatividade e o acesso a eletrónicos. Ou seja, se a paixão sempre foi o cinema, basta ter um telemóvel por perto ou outro dispositivo digital e criar uma microcurta até dois minutos ou uma curta até 20 minutos sobre aquilo que acham que o futuro reserva e submetê-la no site, precisando de estar em língua inglesa ou com legendas em inglês.
O objetivo deste festival é “dar esperança e propósito a toda uma faixa etária que pode agora mostrar a sua visão do mundo”, como escrevem em comunicado, encorajando os mais novos a entrar com toda a sua criatividade no mundo do cinema. Além disso, esta promete ser uma boa oportunidade para mostrarem o seu talento ainda em construção, com a utilização de equipamentos fáceis de manusear e de fácil acesso. Quem é que, hoje em dia, não tem um telemóvel no bolso?
A criticar e a avaliar estes projetos vão estar nomes nacionais e internacionais do mundo do cinema, tais como Daniela Ruah, Beatriz Batarda, Beatriz Frazão, Joaquim de Almeida e Albano Jerónimo, a produtora Michelle MacLaren das séries “Game of Thrones” e “Breaking Bad”, a diretora de aquisições da Netflix para França e Itália, Sara May, e o realizador de cinema e de vários videoclipes de Beyoncé, Blake Farber.
As candidaturas, que podem ser submetidas por qualquer jovem, seja de Portugal ou não, têm de ser feitas até dia 17 de março, através da plataforma criada para esse propósito. Um mês depois, a 17 de abril, os candidatos vão descobrir se a sua curta-metragem foi selecionada para integrar a programação do festival, que será no dia 17 de junho no Cinema São Jorge, em Lisboa. Lá, vão ser entregues prémios como Melhor Curta-Metragem, Melhor Curta-Metragem Documentário, Melhor Microcurta-Metragem e muitos outros. Para fazer parte da cerimónia basta adquirir um bilhete, que tem um custo de 5€ por pessoa, sendo que para jovens até aos 18 anos a entrada é gratuita.