
Quando um poderoso chefe de uma organização mafiosa é assassinado de forma aparentemente aleatória, o submundo do crime, em Londres, é deixado num alvoroço. Não só não se sabe quem está por detrás do ataque, como existe um vazio no poder. É esse ambiente cáustico e quase sempre perverso que dá mote para o arranque de "Gangs of London", a série britânica que chegou esta terça-feira, 8 de dezembro, ao catálogo da HBO Portugal. E se precisar de motivos convincentes para a ver, damos apenas um: é perfeita para todos aqueles que adoraram (e têm saudades) de "Peaky Blinders" — até porque um dos atores da série faz parte do elenco desta nova produção.
Falamos de Joe Cole que, em "Peaky Blinders", deu vida ao rancoroso, e quase sempre impulsivo, John Shelby, mas que aqui tem oportunidade de explorar uma personagem com densidade e camadas.
Em "Gangs of London", Cole interpreta Sean Wallace, filho do mafioso assassinado, que após a tragédia vê-se a braços com o dilema de preencher o vazio deixado pelo pai — que, sabemos mais tarde, nunca o considerou um herdeiro fiável — à medida que se lança numa missão destrutiva para encontrar o assassino.
A série aposta na sua componente dramática e violentamente perversa para contar uma história que não é nova. É, aliás, isso que leva a crítica internacional a considerá-la uma das melhores do ano.
"[A série] começa com um homem pendurado de cabeça para baixo de um edifício e partir daí afasta-se cada vez mais do universo fofinho de Mary Poppins. Mas toda a série é uma surpresa. Mesmo as partes mais brutais parecem bonitas e a história ressoa de forma tão forte que mal notará, e muito menos se importará, que nada disto seja particularmente novo", escreve o jornal britânico "The Guardian".
Nas cenas de ação e de pancada, dois dos elementos que são elogiados pela crítica, "Gangs of London" aposta em sequências coreografas ao pormenor para que tudo pareça fluído, alucinante e capaz de entreter como qualquer filme popular de ação feito e pensado para as massas.
É essa conjugação, em que a ação se mistura com a história sem nunca parecer forçada ou só mais uma produção de pancadaria gratuita, que fazem desta uma das grandes novidades do catálogo da HBO. Além disso, a série é já também uma das mais bem cotadas em plataformas como o IMDb, ao somar uma classificação de 8.1 — numa escala de zero a dez.
Criada por Gareth Evans, "Gangs of London" tem nove episódios, todos eles já disponíveis para ver em streaming, e conta com Ray Panthaki, Lucian Msamati, Paapa Essiedu, Sope Dirisu e Michelle Fairley (mais conhecida como Catelyn Stark em "A Guerra dos Tronos") no elenco.