Espetáculos dedicados à música e às artes são o que não vão faltar em Lisboa nos dias 22, 23 e 24 de setembro. As Festas na Rua, que começaram no final do mês de agosto, vão transformar os jardins e as praças de Lisboa em palcos para atuações musicais e performances de dança, entre muitas outras atividades, até dia 1 de outubro.

Como refere a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) da Câmara Municipal de Lisboa, estas Festas na Rua prolongam o espírito das férias, com a entrada completamente gratuita em qualquer atividade e para todas as idades, convidando a população a desfrutar do ar livre e das ruas de Lisboa.

SOLO Fest

Tcheka
Cantor Tcheka créditos: Facebook

Nos dias 22 e 23 de setembro, o Castelo de São Jorge recebe quatro espetáculos de dança, circo e música onde estará apenas uma pessoa em palco, criando um momento de intimidade com o público presente. A entrada é gratuita e o levantamento dos bilhetes é feito no próprio dia, a partir das 19 horas.

Na sexta-feira, dia 22, é a criação de Rita Spider, “[Im]provável Caco Lebre”, que abre o palco e conta a história de JourneyMan, um ser inconsciente que decide tornar esta nova viagem da sua vida real, por entre caminhos equilibrados no desequilíbrio. De seguida, o músico cabo-verdiano Tcheka traz consigo ritmos onde cruza a música popular brasileira e africana, sons mais tradicionais, jazz, blues, rock, literatura, antropologia e cinema.

No sábado, dia 23, a dança ocupa o Castelo de São Jorge. Um solo de dança contemporânea inspirado na fluência de escrita emotiva de Clarice Lispector será feito por Marta Jardim, que desafiará gestos e ações para descobrir uma poética performativa. Para fechar a noite, Sarah McCoy, cantora e compositora americana, regressa a Portugal para um concerto intimista ao piano.

Festa da Cultura Coreana

Festa da Cultura Coreana
créditos: Press

Organizado pela Embaixada da República da Coreia em Portugal, é no dia 23 de setembro das 10h30 às 18 horas que poderá experienciar a Festa da Cultura Coreana, com gastronomia, música, pintura, jogos, dança e exposições tradicionais do país. O evento será no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, no Campo Grande, com entrada livre.

Rui Massena

Rui Massena
créditos: X

É também no sábado, pelas 18h30, que poderá ver Rui Massena e mais 14 músicos a atuar na Praça do Município, ao ar livre e com entrada gratuita. Irá ser celebrada a música do compositor e maestro, que vai percorrer todas as suas influências artísticas ao som do piano, e construir novas fronteiras musicais, num fim de tarde em que nos despedimos do verão.

Dançar a Cidade

Dançar na Cidade
créditos: Press

Começou no dia 2 de setembro e prolonga-se até domingo, dia 24. A despedida deste evento, que contagiou vários locais na cidade de Lisboa, vai-se fazer com Catarina Panguana a conduzir mais uma aula gratuita ao ar livre, desta vez no Jardim do Príncipe Real. A partir das 17 horas, pode contar com muita música e animação, com um evento dedicado exclusivamente às danças africanas.

Para acabar as Festas na Rua, nos dias 29 de setembro a 1 de outubro, também com entrada livre, pode contar com o Festival Sons na Granja, em Benfica, com Bandas Militares de Segurança e Forças Armadas a juntam-se em três dias de concertos, para celebrar o Dia Mundial da Música. No dia 1, no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, existirá uma feira temática com workshops, demonstrações, visitas, jogos e muita animação que acontece no âmbito da exposição Vita Prima - Santo António em Portugal.