A nova produção da UAU, intitulada “Rosaline, a ex de Romeu”, traz a palco a trágica história de amor entre Romeu e Julieta, um clássico da literatura, conhecido por todas as gerações, mas com um enredo um pouco diferente. 

Este novo musical, entre encontros e desencontros, centra-se em Rosaline, uma personagem mencionada no início do clássico original, mas nunca vista em cena. William Shakespeare descreve-a apenas através dos olhos de Romeu: uma jovem inteligente, bela e inatingível, que jurou castidade e indiferença a qualquer pretendente, pode ler-se em comunicado. 

Dos concertos à comédia e aos musicais, 10 espetáculos que não pode perder em 2026
Dos concertos à comédia e aos musicais, 10 espetáculos que não pode perder em 2026
Ver artigo

Antes de conhecer Julieta, Romeu apaixona-se por Rosaline, chegando mesmo a ser obcecado por ela. Contudo, a jovem desaparece e, consequentemente, o autor utiliza-a como um catalisador dramático. Rosaline existe apenas para que Romeu esteja vulnerável no momento em que encontra Julieta, tornando a paixão súbita entre os dois ainda mais arrebatadora. Mas existe um pormenor importante que é pouco conhecido: além de ter sido o primeiro amor de Romeu, Rosaline era prima de Julieta. 

“Rosaline, a ex de Romeu” é uma comédia romântica, com texto e encenação de Renato Arroyo, que pretende contar a estória por detrás da história e desmascarar o amor que deixa os românticos a suspirar. 

O que começa como uma tentativa desastrada de Rosaline de separar o casal mais emblemático da literatura rapidamente se transforma numa jornada de autodescoberta e amor-próprio. Este musical vem provar que existem sempre dois lados de cada história e que nem sempre o que parece perfeito é, de facto, real.         

A nova produção da UAU sobe ao palco do Auditório dos Oceanos, no Casino de Lisboa, a partir de 9 de setembro de 2026, estando em cena no último trimestre do ano. Os espetáculos vão decorrer de quarta a sexta-feira, às 21 horas, ao sábado, às 16 e às 21 horas, e ao domingo, às 16 horas. 

Os bilhetes já estão disponíveis para compra na TicketLine e nos locais habituais, tendo um custo entre os 22€ e os 30€.