Até agora a desculpa era sempre a mesma: "A Netflix começou a reproduzir o trailer de uma nova série e não consegui deixar de ver". A reprodução automática na plataforma de streaming foi usada para justificar atrasos, noitadas em frente ao computador e televisão ou até incumprimento de promessa como "Juro que espero para ver isto contigo".

Mas isso pode mudar agora. Foi desvendada a forma de parar o chamado "modelo escuro", que no fundo é uma técnica de manipulação das empresas para conseguir aquilo que possivelmente já lhe aconteceu: não conseguir parar de circular na Netflix.

Quem matou Malcolm X? Há mais uma série documental de crime para ver na Netflix
Quem matou Malcolm X? Há mais uma série documental de crime para ver na Netflix
Ver artigo

E como é que podemos mudar isso? É simples. Primeiro é preciso fazer login na plataforma, depois tem de entrar na página da sua conta.  É aqui que tudo acontece.

No fundo da página vai encontrar uma opção que diz "definições de reprodução". Ora, ao clicar aí vai encontrar duas caixas. Uma refere-se à reprodução automática do próximo episódio de uma série — o que normalmente é útil para não ter que de se levantar do sofá e carregar no novo episódio, e outra que indica: "Reprodução automática das antevisões durante a navegação em todos os dispositivos".

É antes desta opção que vai encontrar um quadrado em branco, que ao preencher muda então a configuração e deixa de ver automaticamente os trailers das séries. Já não há desculpas.