O verão pode ir a meio, mas o circuito de festivais de música aproxima-se do fim, e há mais um check na lista a fazer: falamos do Sol da Caparica, que chega ao Parque Urbano da Costa da Caparica, em Almada, já a partir desta quinta-feira, 11 de agosto.

Bruno de Carvalho e Liliana Almeida despedem-se da vida de solteiros. Veja as imagens das festas
Bruno de Carvalho e Liliana Almeida despedem-se da vida de solteiros. Veja as imagens das festas
Ver artigo

Durante os cinco dias de música — o festival só termina segunda-feira, 15 —, 90 artistas vão pisar os vários palcos do recinto. E com tanta escolha, como fazer a seleção daqueles que queremos mesmo ver?

Fomos do pop ao rap e continuamos a achar que deixamos muito talento de lado, por isso, organize bem os seus cinco dias de festival. No entanto, chegámos ao número mágico de 10 que consideramos imperdíveis.

Mas, calma, que há solução para tudo. Caso não consiga bilhete para o festival (passes diários a 22€), saiba que a RTP traz a música até si: numa emissão em simultâneo RTP Play e RTP1, vai poder ver na íntegra os concertos de Fernando Daniel, Calema, HMB, Richie Campbell, Diogo Piçarra, Plutónio, Nelson Freitas e Quatro e Meia.

Espreite os 10 concertos que não pode perder neste festival.

Os Quatro e Meia

Chegou o momento de gritarmos “Olá, solidão” no meio da multidão do Sol da Caparica com a companhia d’Os Quatro e Meia, uma das bandas que se está a tornar um ícone da música portuguesa.

São seis rapazes vestidos de fato, com vidas normais, além de encherem salas de espetáculos com um ritmo, timbre e ritmo incomparável. Quando dizemos vidas normais referimo-nos a trabalhos além da música. O panorama musical português conquistou uma nova leveza e um novo sentido desde que Os Quatro e Meia apareceram.

Os Quatro e Meia atuam na segunda-feira, 15 de agosto, no Palco Super Bock, às 22h40.

Sam the Kid com Orquestra & Orelha Negra

Ir a concertos de Sam the Kid é bom, mas com Orquestra e Orelha Negra? Não conseguimos encontrar melhor junção. O rapper português conta histórias, joga com palavras de forma incomparável.

Um dos álbuns mais conhecidos de Samuel Mira é o “Sobre(tudo)” e o “Pratica(mente)”. Este ano já lançou a “Caixa de Ritmos2” e o “Anatomia de Grog (Instrumentais)”.

Sam the Kid com Orquestra & Orelha Negra atuam no sábado, 13 de agosto, no Palco Super Bock, às 23h50.

HMB

Há poucas bandas portuguesas que tenham a mesma energia em palco que os HMB. As músicas são felizes, as danças divertidas e os concertos resultam em momentos de puro entretenimento.

A banda portuguesa de soul e funk já tem cerca de 15 anos de carreira e alguns dos temas mais conhecidos são “O Amor é Assim”, “Não me Leves a Mal”, “Lembra-Te de Mim” ou “Peito”.

Os HMB atuam sexta-feira, 12 de agosto, no Palco Super Bock, às 22h40.

Cláudia Pascoal

Claúdia Pascoal já passou por diferentes programas de talentos, mas ficou mais conhecida com o tema “O Jardim”, de Isaura, com quem venceu o Festival da Canção em 2018. A partir desse momento, Claúdia Pascoal foi marcando a sua personalidade musical junto do público português.

A artista do norte do País trouxe para a música portuguesa uma espontaneidade única e um modo diferente de lidar com a cultura portuguesa. Um dos casos é “Quase Dança”, onde mistura o rancho folclórico com um ukelele.

O último single da artista foi o “Eh Para a Frente, Eh Para Trás”, onde mais uma vez apresenta as suas raízes minhotas e há sempre um grande toque pessoal em cada música

A Claúdia Pascoal atua domingo, 14 de agosto, no Palco Free Now, às 17h50.

Clã

 

30 anos depois, os Clã continuam ser uma das maiores referência da música portuguesa. A fama começou em 1996 com o “LusoQualquerCoisa” produzido por Mário Barreiros e Carlos Tê. Não vamos entrar em detalhes sobre o percurso marcante do grupo de Hélder Gonçalves, Miguel Ferreira, Pedro Biscaia, Pedro Rito, Fernando Gonçaves e Manuela Azevedo, mas a energia da banda em concertos é arrepiante.

Os Clã atuam quinta-feira, 11 de agosto, no Palco Super Bock, às 20h20.

Richie Campbell

A carreira musical de Richie Campbell começou em 2003 na banda Stepacide, e também no projeto No Joke Sound System. Em 2011, dedicou-se à sua carreira a solo e lançou primeiro álbum, “Focused”, em 2012.

Alguns dos temas mais conhecidos são “Let You Go”, “Do You No Wrong”. Sem esquecer a “Best Friend”. Já está pronto para cantar abraçado à melhor amiga durante o concerto no Sol da Caparica?

Richie Campbell atua no sexta-feira, dia 12 de agosto, às 23h50 no Palco Super Bock.

Plutonio

Plutonio mistura o hip-hop, trap e o afrotrap e consegue conquistar fãs por todo o lado, com mais de 400 mil ouvintes no Spotify por mês e uma energia mágica em palco.

“Somos iguais” é uma das músicas mais conhecidas do artista que pertence ao álbum “Sacrifício: Sangue, Lágrimas & Suor”, assim como o tema “Meu Deus”. Este álbum é uma mistura entre o rap e o R&B, com uma descrição de sucessos, superações, a vida em bairros sociais e com um ritmo e letras impossíveis de ficar indiferente.

Plutónio atua no sábado, dia 13 de agosto, às 22h40 no Palco Super Bock.

Bárbara Bandeira  

Bárbara Bandeira é uma das artistas mais completas da nova geração, consegue surpreender o público a cada novo lançamento. O mais recente foi a música “Onde Vais” com a participação especial de Carminho. A música faz parte da vida de Bárbara Bandeira há muitos anos, já lançou vários temas e não pisa só palcos de concertos.

A artista também é uma presença constate na televisão. Em 2021, foi jurada no programa da TVI “All Together Now”, dez anos antes foi uma das concorrentes do programa “Uma Canção para Ti”, em 2014 participou no “The Voice Kids” e agora ocupa lugar de jurada no programa “The Voice Gerações”.

A jovem já trabalhou com vários artistas e venceu um Globo de Ouro para Revelações em 2017 e no ano seguinte o “Best Potuguese Act”, nos“MTV Europe Muusic Awards.

Bárbara Bandeira atua segunda-feira, 15 de agosto, às 18h no Palco Super Bock.

Diogo Piçarra

Diogo Piçarra já liderou tabelas de vendas, teve discos de ouro e de platina. O sucesso do artista é incomparável e já fez concertos em Paris, Zurique, São Paulo e Macau.

O primeiro contacto com a música foi em 2006, com aulas de guitarra e depois fundou a banda “Fora de Bóia”. O sucesso em Portugal começou com vídeos no Youtube e em 2012 foi o vencedor do concurso televisivo “Ídolos”. Até hoje, temas como “Tu e Eu” e “Volta” continuam a ser icónicos e reconhecidos pelos portugueses. Além da música, o artista também já publicou um livro.

Diogo Piçarra atua no sábado, 13 de agosto, às 21h30 no Palco Super Bock.

Nenny

Fundo com apenas uma cor, um microfone e um artista a cantar em vídeos no Youtube. Está a reconhecer o programa? Sim, é o COLORS, onde a artista portuguesa Nenny já participou.

A artista combina o hip-hop, soul, R&B e dancehall. Os primeiros singles forma lançados em 2019 e em 2020 surge o álbum “Aura”. A música sempre esteve presente na vida de Nenny com pais cabo-verdianos que criavam um constante ambiente musical com funanás, quizombas e outros ritmos africanos. Logo aos 10 anos escreve a sua letra, onde aborda o racismo e o preconceito.

Nenny atua na segunda-feira, 15 de agosto, no Palco Free Now às 21h20.