Já estão abertas as votações para a Palavra do Ano de 2025. Depois de escolhas como Liberdade (2024), Professor (2023), Guerra (2022), Vacina (2021), Saudade (2020), Violência Doméstica (2019) ou até Enfermeiro (2018), todas elas alusivas a algo importante que tenha acontecido nesse ano, chegou a vez de descobrirmos qual será a palavra escolhida para um ano que ficou marcado por vários momentos, e ao todo foram 10 as finalistas.
Agente (de Inteligência Artificial), Apagão, Eleições, Elevador, Flotilha, Fogos, Imigração, Moderado, Perceção e Tarefeiro são as opções que foram elegidas no meio de tantas outras, e cada uma delas tem um certo significado. Apagão, por exemplo, tem que ver com a falha do fornecimento elétrico que paralisou o País, Eleições serve não só para as legislativas de maio como para as autárquicas de outubro, Fogos remete aos mais de 250 mil hectares de área ardida, e Tarefeiro serve nomeadamente para os médicos que foram contratados à hora para suprir carência.
Para votar, basta entrar no site oficial da Palavra do Ano e escolher aquela que acha mais adequada e que melhor reflete o ano de 2025, mas antes pode clicar em cada palavra para ver então qual o seu significado nesta votação. Quanto tiver a certeza, vote e explique o porquê da sua escolha.
As votações vão estar abertas online até ao último dia do mês, 30 de novembro, pelo que pode pensar com calma naquela que pretende escolher. Se quiser, também pode votar uma vez por dia até as votações encerrarem.
"Mais do que uma escolha, a Palavra do Ano é um espelho da nossa memória coletiva. A lista de palavras finalistas reflete os temas e acontecimentos que marcaram o ano e foi elaborada com base nas mais de 6500 sugestões enviadas pelos portugueses, nas palavras mais pesquisadas no dicionário de língua portuguesa da Infopédia e no trabalho contínuo de observação da língua feito pela Porto Editora", lê-se no comunicado enviado. Esta é assim uma parceria entre a Infopédia e a editora literária, parceria essa que começou em 2009.