Depois de praticamente um mês de votação, já sabemos qual foi a palavra escolhida para representar o ano de 2025 - e esta mudou mesmo a vida de todos os portugueses. Com pouco mais de 40% dos votos recolhidos, a Palavra do Ano de 2025 é Apagão, referente ao atípico dia de 28 de abril quando o País se viu completamente sem eletricidade.
Esta escolha reflete “o impacto que a falha do fornecimento elétrico teve na vida das pessoas, ao deixá-las sem acesso a transportes, comunicações e serviços básicos”, como explicou a Porto Editora em comunicado. O momento aconteceu não só em Portugal como também em Espanha e em alguns outros países da Europa, deixando a população às escuras desde o fim da manhã até à noite do mesmo dia.
Em outubro, soube-se, segundo a RTP, que esta foi “a maior interrupção energética na Europa das últimas duas décadas”, e peritos confirmaram que tudo se deu depois de “um aumento de tensão em cascata com origem no sul de Espanha”. Neste dia, existiram corridas aos supermercados para abastecimento, pessoas a passear nos parques e informações a serem dadas apenas a partir de aparelhos de rádio.
Agente (de Inteligência Artificial), Apagão, Eleições, Elevador, Flotilha, Fogos, Imigração, Moderado, Perceção e Tarefeiro tinham sido as opções escolhidas no meio de tantas outras, e cada uma delas tinha um certo significado. Eleições, por exemplo, servia não só para as legislativas de maio como para as autárquicas de outubro, Fogos remetia aos mais de 250 mil hectares de área ardida, e Tarefeiro servia nomeadamente para os médicos que foram contratados à hora para suprir carência.
No top 3 estavam, assim, Apagão (com 41,5% dos votos), Imigração (com 22,2% dos votos) e Flotilha (com 8% dos votos), fechando o top 5 com Agente (com 6,4% dos votos) e Fogos (com 5,5% dos votos). Este ano, existia ainda a opção de o votante conseguir justificar a sua escolha, e a Porto Editora revelou que Apagão foi a palavra escolhida depois de muitos a intitularem como um “acontecimento histórico” e o “momento mais marcante do ano”.