João Pinto é um dos maiores humoristas portugueses. A afirmação tem toda a subjetividade do mundo, mas só mesmo quem nunca o viu em palco (ou quem não vá muito à bola com ele) é que pode discordar. Não é um rosto da televisão, não faz vídeos divertidos para as redes sociais, não está no YouTube, e tem tanto de mau marketeer pessoal como tem de talento para fazer rir. Nos próximos dias 28 e 29 de setembro atua em Lisboa (Lisbon Comedy Club) e a 1 de outubro no Porto (Sá da Bandeira) naquele que é o seu primeiro espetáculo a solo, em 15 anos de carreira, quase sempre feita entre bares, anfiteatros, festivais, espetáculos ao ar livre. Os bilhetes estão esgotados para a primeira noite, mas ainda há (poucos) para a segunda e para o espetáculo do Porto. Mas quem é, afinal, João Pinto, a estrela do humor nacional que pouca gente conhece?

"Sou um pai de dois adolescentes, casado, suburbano, de 46 anos e trabalhador por conta de outrem", define-se, em declarações à MAGG. A forma simples como se vê reflete-se no tipo de humor que faz, comédia de circunstância, que João Pinto considera "castiça". "É um humor provocador, mas leve e despreocupado. Despretensioso".

No espetáculo "Mãe", João Pinto vai falar muito, claro, da própria mãe, uma senhora "nascida em Trás-os-Montes que aos 10 anos foi mandada para Lisboa para trabalhar para casa de uma senhora". O solo vai ser "muito à volta disto". Mas o humorista garante que "será muito engraçado". "Vai fazer-vos rir imenso". Mas afinal será um espetáculo sobre quê? "A resposta inteligente será dizer que é um best off do meu último ano de stand up, embrulhado num tema muito pessoal e absolutamente transversal a todos os seres humanos, a mãe", explica João Pinto à MAGG.

E como é que se explica que um talento como João Pinto, que já escreveu para vários humoristas portugueses, não seja famoso? "Acho que não me falta nada. Só uns 80 mil seguidores", brinca. João começou a fazer stand up "no dia 26 de Julho de 2007", revela. "Sei a data porque está no YouTube, uma vez que me estreei em directo na RTP, no programa 'Sempre em Pé' do Luís Filipe Borges". Seguiu-se um percurso de centenas de atuações "em anfiteatros, bares, festivais, festas, espectáculos ao ar livre", recorda. O Lisbon Comedy Club acabou por se tornar na sua casa. "Desde há um ano e pouco que sou residente no Lisboa Comedy Club".

Será também lá, na sala Famous Grouse, que se irá estrear a solo, num espetáculo de 7o minutos. João Pinto acredita que pode repetir "a belíssima atuação que teve este ano no NOS Alive, mas espera que não lhe aconteça o mesmo que em 2018, quando ficou "20 segundos calado, engasgado", sem saber o que dizer, nesse mesmo palco. "Pareceram-me dois anos e meio. Morri. Mas já ninguém se lembra, por isso é continuar".

Os bilhetes podem ser comprados na Ticketline.