O verão é tão bom pelas idas à praia, noites em esplanadas, mas e as festas por todas as cidades de Portugal? A pandemia fez-nos ter saudades de muita coisa, que acabámos por nos habituar a viver sem, mas o regresso das festas populares era dos mais esperados.

A melhor forma de terminar um dia de praia é com um sunset — e estes vestidos são perfeitos para a ocasião
A melhor forma de terminar um dia de praia é com um sunset — e estes vestidos são perfeitos para a ocasião
Ver artigo

Na Guarda, há um evento com muito vinho, comida e jazz à mistura. Em Marco de Canaveses, concertos para dançar e cantar as músicas conhecidas por todos. Na Sertã vai acontecer um grande festival gastronómico com muitos concertos gratuitos e, em Águeda, já apanha a festa a meio, mas há concertos que não pode mesmo perder.

Guarda

Há vinho, comida, conversas e jazz no Guarda Wine Fest de 15 a 17 de julho, na Alameda de Santo André. O evento começa esta sexta-feira com a abertura de muitos expositores e dos restaurantes. Ao fim da tarde, às 19h30, o enólogo beirão, Tiago Macena, vai conduzir a “Conversa sobre Vinho: Grandes Castas Brancas- Encruzado, Rabigato e Síria”.

Compreendemos que depois de uma semana de trabalho prefira descontrair, por isso há concerto dos Blue Velvet às 18h e depois à noite, sonoridades do jazz de fusão com os Indigo Quintent às 21h30.

No sábado, 16 de julho, há confrarias báquicas, gastronómicas e enogastronómicas a partir das 10h45. E ainda um desfile entre a Praça Luis de Camões e a Praça do Município com a Banda Filarmónica de Famalicão da Serra.

Ainda num género mais tradicional, mas juntando alguns sons do jazz, há música pela Fanfarra NemFáNemFum às 13h30. Ao início da tarde a música continua com Swing Station às 15h. O evento continua com uma grande vertente para os vinhos, às 14h30 com “Conversa sobre Vinho: Vinhos de Altitude o que os diferencia dos outros” com Rodolfo Tristão, que regressa às 18h30 para falar sobre castas.

Durante a tarde ainda há espaço e tempo para os fãs da cozinha com um show cooking de Diogo Rocha, chef do restaurante Mesa de Lemos, na Quinta de Lemos, distinguido com estrela Michelin. O sábado termina com concerto do norte-americano John Pizzarelli, às 21h30.

Se só tem hipótese de ir ao Guarda Wine Fest no domingo não se preocupe, que o plano é muito completo. O dia começa com uma atuação da Fanfarra Kaustica, às 14h. Meia hora depois ainda pode aproveitar de uma conversa com Rodolfo Tristão sobre colheitas antigas de grandes vinhos. O evento termina com a presença de Cristina Manso Prato, às 16h, para um showcooking.

Marco de Canaveses

Festas da cidade só fazem lembrar concertos, música, farturas e muita comida. As  de Marco de Canaveses não podiam ser diferentes:já começaram esta quarta-feira, 13 de julho, mas ainda tem muito programa para aproveitar até domingo, 17 de julho.

A noite desta quinta-feira, 14 de julho, é dedicada à música com um concerto de Ana Klaudia no Jardim Municipal de Marco de Canaveses. Depois, às 22h30 há Zé Amaro no Parque da Cidade. Sexta-feira o dia começa com um concurso de vinhos na Quinta de Santo António às 9h30. A festa continua no Jardim Municipal às 21h30 com Martim e ainda há Quinta do Bill no Parque da Cidade.

Durante a tarde de sábado há atividades no Parque da Cidade e a noite arranca com as Vozes do Tâmega no Jardim Municipal. No palco principal, no Parque da Cidade, vai haver um concerto de António Zambujo às 22h30. No fim, não saia de onde está que há espetáculo piromusical. A noite não fica por aqui e ainda há concerto do BISPO no mesmo palco.

No último domingo, 17 de julho, além das celebrações religiosas há concerto dos Amor Eletro e a festa termina à meia-noite com fogo de artifício.

Além da festa dos bons petiscos e do vinho verde e da feira de artesanato todos os dias no Jardim Municipal, há DJs no fim dos concertos no Parque da cidade. E para os mais pequenos, há parque de diversões no Largo da Feira.

Sertã

Não são festejos de Santos Populares, nem festas da cidade — é o Festival de Gastronomia do Maranho, na Sertã, que começa esta quinta-feira, 14 de julho e prolonga-se até domingo, 17 de julho.

A festa percorre toda a cidade com tambores, animação e concertos. Esta quinta-feira já pode aproveitar o concerto de Maradeurs no palco 1, às 21h, depois segue-se concerto Chuck Wansley & Orquestra de Jazz do Porto. A noite termina com atuações do DJ Gonçalo Henriques e DJ’s Cromos da Noite a partir das 23h30.

Sexta-feira, 15 de julho, a  festa começa desde manhã com animação de rua com Vasco Santos no Mercado Municipal da Sertã. Como um verdadeiro festival de gastronomia, há espaço para um showcooking às 12h no Espaço Freguesias, com Tiago Antunes, mais conhecido como “Senhor Cozinheiro”. Durante a tarde há abertura de todos os stands e atuações de cavaquinhos. À noite sobe a palco Sónia Costa às 21h, e logo a seguir às 22h30 concerto de GNR. Mais uma vez, a festa termina com atuações de DJ’s.

A festa já vai a meio, mas há muito para aproveitar. No sábado, tem animação para aproveitar durante a manhã, mais um showcooking com o chef André Ribeiro no Espaço Freguesias. Depois de concertos nas pracetas da cidade, há concerto de Marco Figueiredo e Octeto às 21h30 e David Carreira às 23h. Na última noite de Dj’s, os convidados são o DJ Hugo Rafael e DJ’s I Love Baile Funk a partir da meia-noite.

O domingo é dedicado a atividades em família e muitas atuações de ranchos folclóricos da cidade. Para terminar há concerto de Nightmare & The Woldmen Trio às 21h, e da Orquestra de Sopros da Filarmónica às 22h30. A Feira de Gastronomia do Maranho acaba com um espetáculo piromusical às 23h30.

Águeda

As festas de Águeda duram quase um mês, com concertos, comida, música e muita animação. O Agit’Águeda só acaba a 24 julho e a entrada é livre. Esta quinta-feira, 14 de julho, há concerto de Sara Correia às 22h horas. O fim de semana começa com uma volta noturna ao canal, com encontro marcado no Centro de Atividades Náuticas Bério Marques às 21h. Ainda esta sexta-feira, há concerto de Vitão às 22h30 e DJ’s da meia-noite às 4h.

No sábado, há encontro marcado às 18h para cycling sunset no Largo 1º de Maio até às 22h. Às 22h30, Rui Veloso sobe ao palco com tradução em língua gestual. Mais uma vez, há DJs no fim do concerto.

Como o Natal é quando um homem (ou uma mulher) quiser, Águeda decidiu utilizar o mesmo raciocínio para o Carnaval. No domingo, 17 de julho, há Carnaval Fora d’Horas mais Color Day na Avenida Dr. Eugénio Ribeiro, na Baixa da cidade. Para terminar o dia, há atuação da Banda Alvarense+ Miguel Gameiro às 22h.

Esteja atento ao cartaz, porque durante o resto da semana ainda há concerto de Luísa Sonza, Mainho, Karetus e Alphaville.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.