“Uncoupled” é a nova série de Darren Star, a mente por detrás de êxitos como “O Sexo e a Cidade” e “Emily em Paris”. A sequência de oito episódios, criada em colaboração com Jeffrey Richman, chegou ao catálogo português da Netflix esta sexta-feira, 29 de julho.
O ator que interpreta Michael Lawson, a personagem principal desta nova aposta da plataforma de streaming, é Neil Patrick Harris, que se popularizou em “How I Met Your Mother”, com o papel do icónico mulherengo Barney Stinson.
“How I Met Your Mother” (em português, "Foi Assim Que Aconteceu") é uma das séries de comédia mais queridas dos anos 2000 e o ator abraça agora uma nova personagem, que difere de todas as outras da sua carreira – ainda que a sua vida pessoal se possa assemelhar em determinados aspetos.
Michael Lawson é um agente imobiliário da elite nova-iorquina cuja carreira assenta na venda de penthouses que valem milhões de dólares. O seu companheiro de vida é Colin (Tuk Watkins), com quem namora há 17 anos (percebem as semelhanças?) – mas o enredo adensa-se.
Ao preparar uma festa surpresa para celebrar o 50.º aniversário de Colin, Michael não sabia que, ironicamente, essa data iria assinalar o fim do seu relacionamento. Colin, sem aviso prévio, revela que vai sair de casa e o (agora ex) namorado fica destroçado.
Por isso, a trama incide sobre a nova vida que Michael tem de aprender a viver, num universo novo do qual já não faz parte há muito – a vida de solteiro e tudo o que ela implica. Agora, recorre a aplicações para conhecer pessoas, redes sociais e até envia fotos íntimas para aqueles que mais lhe interessam.
Embora Harris já tenha assumido a sua homossexualidade há quase duas décadas e esteja casado com David Burtka desde 2014, esta é a primeira personagem com quem partilha a orientação sexual. E estamos perante um conteúdo de streaming em que a homossexualidade não é, por si só, um tema (ou problema) – é apenas uma característica das personagens, que têm orgulho em ser como são.
“Eu, realmente, não escolho papéis com base nesse tipo de algoritmo”, explica o ator à “TVLine”. “É bom estarmos numa altura em que há tantos exemplos de relacionamentos gays e heterossexuais que faz com que seja possível termos um programa como este. É mais uma comédia romântica e menos focada em gays”, acrescenta.
Neil Patrick Harris refere que achou que fazer uma “série gay seria um conteúdo de nicho – apenas para homens gays de uma certa idade". No entanto, "os relacionamentos são universais e algo com que as pessoas se relacionam facilmente”, conta à Elle.
Assim, desde pessoas que falam sobre tratamentos preventivos da HIV, passando pela discussão sobre o uso de preservativo (ou a falta dele), até a questões que dizem respeito ao fim de relações e o quão atribuladas podem ser, a série vai pôr as diferenças geracionais em cima da mesa. É meio caminho andado para ser um sucesso coletivo, por mais heterogéneo que o público possa ser.
Além de Neil Patrick Harris, o elenco de “Uncoupled” conta com nomes como Nic Rouleau, Emerson Brooks, Colin Hanlon, Jonah Platt, Iván Amaro Bullón, Tisha Campbell, Jay Santiago ou Brooks Ashmanskas, entre outros.