Sem grandes possibilidades de sair durante este fim de semana de confinamento, à qual se acresce ainda a proibição de circulação livre entre concelhos, não há melhor lugar para se estar do que o sofá, com o comando da televisão na mão e na companhia de uma série intensa. Para sua sorte, os catálogos da Netflix e da HBO oferecem uma diversidade enorme e a MAGG foi vasculhá-los para que a sua única preocupação seja decidir que filme começa primeiro.
Uma das nossas sugestões é a cada vez mais popular "Gambito de Dama". Nos anos 1950, Beth Harmon é reconhecida pelos seus pares como uma jovem obsessiva, mas genial e assertiva nas suas convicções. Mas esse reconhecimento depressa começa a abranger-se a comunidades ainda mais amplas à medida que esta, com apenas 22 anos, decide tentar tornar-se na melhor jogadora de xadrez do mundo — um meio, especialmente naquela altura, dominado por homens.
Ainda que a empresa de streaming não divulgue, de forma transparente, os dados de visualização referente às suas séries originais, a verdade é que, à data da publicação deste artigo, a nova produção da Netflix surge destacada no segundo lugar de séries mais vistas em Portugal.
A explicação, uma de muitas, pode ter que ver com o facto usar elementos de época, à medida que acompanha a figura de uma mulher emancipada nos anos 1950, convicta daquilo que quer para a sua vida, mas que, ainda assim, se vê obrigada a lidar com vários obstáculos — como a autossabotagem através do consumo de álcool e drogas, que a incapacitam física e psicologicamente.
Os problemas de Beth remontam à infância, quando ficou órfã de mãe depois de esta ter morrido num aparatoso acidente de carro. O luto ficou suspenso quando a protagonista é obrigada a ir viver com a mãe adotiva que, sabe-se logo ao início da história, se trata de uma pessoa mentalmente instável e que projeta as suas inseguranças na criança que aceitou acolher.
Sugerimos ainda "Undercover" que mostra os dilemas com que dois agentes da polícia se têm de confrontar à medida que reunem esforços para se infiltrar no círculo íntimo de um poderoso chefe da máfia belga numa missão perigosa de desmantelar a maior rede de tráfico de droga no país. Tem duas temporadas, todas elas inteiramente disponíveis na Netflix.
Mas também sugerimos "The Flight Attendant", que é a nova grande aposta da HBO ou "The Undoing", uma das mais populares do serviço atualmente.
Mostramos-lhe 14 séries da Netflix e HBO ideais para devorar num fim de semana em que estamos fechados em casa.