No autocarro de regresso a casa, Nikki (Esther Smith) apercebe-se, através de uma notificação enviada para o telemóvel, de que já está no seu período fértil. De repente, a sugestão para o namorado Jason (Rafe Spall): "E se fizéssemos sexo aqui e agora mesmo?". Era fazível, até porque só há uma pessoa no autocarro que dorme tranquilamente nos bancos mais atrás.
Para não estragar a surpresa sobre se Jason aceita ou não, e se o outro passageiro se apercebe do que está a acontecer, não vamos revelar o que acontece a seguir. Mas percebemos, logo de imediato, que toda aquela interação tem uma história. É que Nikki está há vários meses a tentar engravidar, mas sem sucesso, o que frustra o casal e põe à prova uma relação de há já vários anos.
Assim é "Trying", a série de comédia fofinha e divertida da Apple TV+ composta por apenas oito episódios, com cerca de 30 minutos cada.
Confrontados com o tema de infertilidade, que ambos sempre acharam que só acontecia aos outros, vêem-se a braços com a decisão de adotar uma criança. Mas se as tentativas recorrentes de engravidar frustram Nikki ao ponto de levar o casal a um ponto de quase rutura, o longo e tortuoso processo de adoção é o que serve para pôr a vida do casal em perspetiva.
A morosidade do processo foi uma surpresa até para os protagonistas da série. "Surpreendi-me com o quão longo pode vir a ser, mas faz todo o sentido porque as crianças não podem ser cedidas a qualquer pessoa e é muito importante que se escolham as famílias de acolhimento. Mas fiquei especialmente impressionando pela forma como é feita uma investigação profunda sobre a vida dos futuros pais. Quando se tem filhos biológicos, ninguém passa nem por metade das perguntas a que se é obrigado a responder durante o processo de adoção", explica Rafe Spall em entrevista.
E é através dessas perguntas, e das dúvidas sobre se aquilo é o que realmente querem fazer, que este casal vai construindo uma nova vida e, possivelmente, reforçando novas relações.
Uma coisa é certa: seja ela de sucesso ou insucesso, a história vai continuar para lá da primeira temporada. É que depois de estreados os primeiros oito episódios em maio de 2020, a Apple já anunciou a renovação para mais oito ainda sem data de estreia.
Escrita e criada por Andy Wolton, no elenco estão nomes como Ophelia Lovibond, Oliver Chris, Sian Brooke, Robyn Cara e Darren Boyd.