De certeza que, enquanto navega pelas redes sociais, já lhe apareceu pelo menos um vídeo com a canção “Unwritten”, de Natasha Bedingfield, ou com “Murder On The Dancefloor”, de Sophie Ellis-Bextor, dois grandes êxitos com mais de 20 anos. Mas como é que estes temas voltaram a estar virais tantos anos depois?

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“Unwritten” faz parte do filme “Todos Menos Tu”, protagonizado por Sydney Sweeney e Glen Powell e lançado a 28 de dezembro em Portugal. Já “Murder On The Dancefloor” pode ser ouvida na cena final do thriller “Saltburn”, protagonizado por Jacob Elordi e Barry Keoghan, que esteve em exibição nos Estados Unidos em novembro do ano passado e chegou aos outros países, nomeadamente a Portugal, através da plataforma de streaming Prime Video. As redes sociais tiveram um grande papel no que toca a trazer estes êxitos à tona novamente.

O Instagram e o TikTok foram inundados com vídeos com a canção “Unwritten”, nomeadamente dos espectadores a saírem das salas de cinema após terem visto “Todos Menos Tu” a cantar e a dançar ao som da mesma, e dos fãs de “Saltburn” a reproduzir a dança que Oliver (Barry Keoghan) fez ao som de “Murder On The Dancefloor” na cena final da longa-metragaem, onde surge completamente nu e que deixou os fãs histéricos.

A própria compositora desta última, Sophie Ellis-Bextor, também aderiu à trend e reproduziu a dança na sua conta de TikTok.

“Unwritten”, após o seu lançamento em 2004, atingiu o sexto lugar no top 10 do Reino Unido, sendo este um dos seus cinco êxitos a atingir este ranking, sendo que “These Words” chegou mesmo a ocupar o primeiro lugar. Mais tarde, marcou uma geração ao ter sido a música do genérico do reality show da MTV “The Hills”, de 2006 a 2010. Quase duas décadas depois, chegou ao top 20 da Official Singles Chart, no Reino Unido, tendo ficado em 18.º lugar a 19 de janeiro deste ano.

“Já tive canções em filmes antes, mas desta vez adoro a forma como foi usada de uma maneira tão especial que nos faz sentir alegres. As pessoas estão mesmo a cantá-la quando saem do cinema. Ao longo dos anos, ‘Unwritten’ tornou-se num hino para cantar a plenos pulmões. Isso faz de mim a rapariga mais feliz do mundo, porque sempre achei que uma boa canção pop é algo que se pode cantar a plenos pulmões. Como uma boa canção de futebol”, disse Natasha Bedingfield em entrevista ao “The Line Of Best Fit”.

Já “Murder On The Dancefloor” subiu para o segundo lugar do Official Singles Chart a 12 de janeiro, igualando o seu pico em 2001, ano em que foi lançada, tendo-se mantido no top 40 do Reino Unido durante 13 semanas. A 19 de janeiro, o tema desceu uma posição, ficando em terceiro lugar.

“É uma coisa extraordinária e é muito difícil de entender. (...) É aquela sensação estranha de que é incrivelmente abstrata. Agora está a parecer um pouco mais real, mas estou a tentar fazer o meu melhor para aproveitar”, disse Sophie Ellis-Bextor em entrevista à “Vulture”.

“A sensação é realmente mágica e, para ser honesta, acho que ainda não a processei completamente. É extraordinário. É uma canção que canto há mais de 20 anos. Ainda adoro cantá-la. Adoro a forma como as pessoas reagem quando a canto ao vivo, mas é muito bonito que novas pessoas a descubram, que criem novas memórias com as pessoas”, disse a cantora à BBC.

Além destas duas, há outros temas que regressaram aos tops devido a filmes e séries. Exemplos disso são “Running Up That Hill”, lançada em 1985 por Kate Bush, que fez parte da série “Stranger Things”, da Netflix, e “Push”, lançada em 1996 por Matchbox Twenty, no filme “Barbie”.