Após realizadas as obras na Praça do Rossio, na cidade de Aveiro, este local, e o Mercado do Peixe acolhem a 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro, com a novidade de 50 expositores. Manuel Alegre, autor do livro "O Canto e as Armas", "As Sílabas de Amália" e "Toda a Prosa", inaugura a Feira do Livro de Aveiro, a 21 de junho, às 18h30, no Mercado do Peixe.

De Helena Magalhães a Maria Teresa Horta. 15 livros de autoras portuguesas para assinalar o Dia Mundial do Livro
De Helena Magalhães a Maria Teresa Horta. 15 livros de autoras portuguesas para assinalar o Dia Mundial do Livro
Ver artigo

Iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Aveiro, a edição deste ano, 2024, estará repleta de conversas, entrevistas e debates e conta com autores e personalidades conhecidas pelo público. Ricardo Araújo Pereira, Joana Marques e Miguel Esteves Cardoso são alguns dos nomes confirmados que estarão à conversa e em entrevistas.

No dia 29 de junho, sábado, ocorre no Mercado do Peixe, a entrevista a Joana Marques, que lançou, esta quinta-feira, 6 de junho, o livro "Elefante na Sala", e que estará, também, presente na Feira do Livro de Lisboa 2024, a 16 de junho.

Já no penúltimo dia, 6 de julho, às 21h30, a escritora brasileira Tati Bernardi estará à conversa com Ricardo Araújo Pereira no Mercado do Peixe.

No último dia, 7 de julho, às 21h30, decorre a entrevista com Miguel Esteves Cardoso, autor dos livros "A Causa das Coisas", "No passado e no futuro estamos mortos" e "Último Volume", entre outros.

"Este é o momento certo para reinventar o evento, colocando a atenção na programação cada vez mais eclética e internacional, trazendo a Aveiro algumas das figuras mais relevantes da literatura de língua portuguesa", diz José Ribau Esteves, presidente da câmara municipal de Aveiro, em comunicado.

Além dos autores nacionais, a programação da Feira do Livro de Aveiro conta com Stênio Gardel, vencedor do National Book Award e Victor Vídal, vencedor do Prémio Leya 2023, bem como conversas-concerto com Luísa Sobral, Ana Luísa Caiano e Almério e Martins.

A Feira do Livro de Aveiro "pretende o desenvolvimento de um evento literário e cultural que estimule o debate na cidade e convoque os cidadãos a refletir sobre o mundo em que vivemos", refere José Ribau Esteves.