Assim não vale, Ljubomir. Começar um novo programa na zona de Colares / Praia Grande / Adraga, que é só das nossas favoritas desta Terra? Assim vai ser difícil ser imparcial. Mas vamos lá. "Pela Estrada Fora" (a homonímia ao romance de Jack Kerouac, não é coincidência), o novo programa do chef jugoslavo, chega à plataforma OPTO SIC esta sexta-feira, 1 de julho. Ao longo de seis episódios, Stanisic mostra paisagens, comida, bebida e, mais importante, as gentes que criam, cultivam, cozinham, conservam.

Paulo Furtado (The Legendary Tigerman) e Nuno Faria, sócio dos restaurantes 100 Maneiras e especialista de vinhos e espirituosos, acompanham Ljubomir Stanisic nesta aventura de autocaravana, que tem seis paragens: Colares (Sintra), Côa (Guarda), serra da Gardunha (Beira Baixa), Porto Santo (Madeira), Guadiana (Alentejo e Algarve) e Montemor-o-Novo (Alentejo).

Paulo Furtado, Nuno Faria e Ljubomir Stanisic créditos: Opto SIC

"Pela Estrada Fora" recupera o conceito "off the road", de aventura e viagem, que Stanisic iniciou em 2011, naquela que foi a sua estreia a solo em televisão, "Papa-Quilómetros". Do mesmo projeto, transitaram três elementos da equipa: o realizador Manuel Amaro da Costa, Mónica Franco, que aqui assume a corealização e direção de conteúdos, e o fotógrafo Constantino Leite. O programa, gravado entre março e maio de 2022, ficou suspenso devido à pandemia.

"Às vezes fico na dúvida se gosto mais de comer ou de beber"

O que esperar de "Pela Estrada Fora"? Já vimos o primeiro episódio, que chega à plataforma de streaming OPTO SIC esta sexta-feira, 1 de julho, e uma coisa podemos garantir: este é um Ljubomir Stanisic muito diferente dos formatos de grande entretenimento dos canais generalistas "Pesadelo na Cozinha" e "Hell's Kitchen".

O chef a que os telespectadores estão habituados, das ordens ruidosas que até fazem tremer paredes, dá lugar ao companheiro de viagem que, acompanhado por dois amigos, tem uma curiosidade genuína e quase infantil (no sentido mais puro da palavra) pelas pessoas com quem se cruza, pelos vinhos que prova, pela comida típica das zonas que visita. Nuno Faria e Paulo Furtado são os wingmen perfeitos, alinhando em todas as brincadeiras e desafios de Stanisic, sempre sem perder a postura (e queremos falar do guarda-roupa impecável do The Legendary Tigerman? Todo um mood).

Carnal. O novo restaurante de Ljubomir aposta na comida mexicana — com margaritas à mistura
Carnal. O novo restaurante de Ljubomir aposta na comida mexicana — com margaritas à mistura
Ver artigo

"Às vezes fico na dúvida se gosto mais de comer ou de beber", ouve-se Ljubomir dizer logo no início do episódio e nós também ficamos na dúvida, depois de tanta coisa boa que nos passa à frente dos olhos. De Colares à Praia Grande, passando pela Adraga, a missão dos três amigos é mostrar não produtores, restaurantes e hotéis conhecidos, mas sim pequenas empresas, projetos arrojados e sempre com dois valores fundamentais: sustentabilidade e privilégio do que é local. Bebe-se o tradicional vinho de Colares mas também se mostra o Hopsin Brewpub, uma cervejeira que nasceu na antiga oficina dos elétricos de Sintra.

Ljubomir e companhia são as estrelas de "Pela Estrada Fora", é certo, mas nunca se sobrepõem aos seus convidados. Apesar de cada episódio ter entre 30 a 40 minutos, há tempo para ouvir, tempo para apreciar e tempo também para ficarmos esganados de fome e com uma vontade danada de ir comer as pizzas da Souldough.

A edição do formato é perspicaz na forma como compacta tanta informação em tão pouco tempo, uma viagem que nos traz conhecimento de jovens agricultores, de uma botanista sénior, de conceitos como permacultura e market gardening. O primeiro episódio termina no Charm Nature Boutique Hotel, com vista para o Cabo da Roca, com um jantar onde são cozinhados os espólios da aventura e onde se reúnem os convidados que apareceram ao longo do programa. Tudo isto temperado com a música de Paulo Furtado. Caramba, estamos mesmo com fome.

Veja as fotos