Chegou às salas de cinema portuguesas esta quinta-feira, 9 de janeiro, uma das produções mais esperadas nos últimos tempos no que toca a biografias sobre artistas. "Better Man", que aborda todos os altos e baixos da vida de Robbie Williams, cantor britânico de 50 anos que ficou conhecido por fazer parte da banda Take That, é a mais recente novidade nos cinemas, que promete muita verdade e compaixão pela história de vida do artista.

Robbie Williams revela que cortou "os próprios pulsos" e que esteve 144 horas acordado devido às drogas
Robbie Williams revela que cortou "os próprios pulsos" e que esteve 144 horas acordado devido às drogas
Ver artigo

Na produção, os espectadores vão conhecer todas as facetas da vida de Robbie Williams, desde a sua infância até à fama que o levou a refugiar-se nas drogas e no álcool, e quem o interpreta no filme é Jonno Davies.

No entanto, não é a cara desta ator britânico que vamos ver ao longo da biografia (mas já lá vamos). Do elenco também fazem parte nomes como Raechelle Banno, Kate Mulvany, Steve Pemberton, Alison Steadman, Jake Simmance, Damon Herriman, e o próprio Robbie Williams, que dá a voz à sua persona em algumas partes do filme, nomeadamente nas que está a atuar.

O sucesso do filme, mesmo ainda não estando disponível em algumas partes do mundo, fez, inclusive, com que a banda sonora fosse uma das possíveis nomeadas para os Óscares 2025, sendo o tema "Forbidden Road" um dos indicados para o prémio de Melhor Canção Original. No entanto, a canção acabou por ser desclassificada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, uma vez que, para o júri, apresentava semelhanças com “I Got a Name“, escrita em 1973 por Norman Gimbel e Charles Fox para o filme “The Last American Hero”. Aqui ficam mais 4 curiosidades sobre "Better Man".

Sobre o que é o filme?

Robbie Williams
Robbie Williams créditos: Instagram

“Better Man” é um filme que retrata toda a vida do artista Robbie Williams, desde a sua infância até aos momentos mais conturbados devido à fama que conquistou. Esta produção pretende desmontar as peças daquilo que o artista britânico, conhecido e adorado por muitos, viveu ao longo da sua carreira, explorando o lado mais negro desta tamanha popularidade e, claro, abordando os assuntos que envolveram a sua ex-banda, Take That.

A fama de Robbie Williams chegou aos 16 anos, precisamente quando se tornou no membro mais novo desta banda britânica, e desde esse momento que tem estado debaixo dos holofotes. Em “Better Man”, o público vai perceber como é que o artista se envolveu com drogas e álcool, descrevendo os seus difíceis relacionamentos e a forma como decidiu ultrapassar todos estes obstáculos. A relação complicada com o pai e a procura pela aprovação de todos à sua volta, inclusive com a ex-namorada Nicole Appleton, também vão ser explorados. 

O protagonista é Robbie Williams… em forma de chimpanzé

créditos: Instagram

É verdade. Robbie Williams não vai simplesmente aparecer no filme que dá vida a toda a sua carreira - é um chimpanzé feito com CGI (“imagem gerada por computador”, em português) que interpreta o artista ao longo de toda a produção. Esta foi uma opção que agradou a Robbie Williams logo desde o primeiro momento, segundo a SIC Notícias, uma vez que o cantor britânico dizia muitas vezes que era só “um chimpanzé que entretém as audiências”. No entanto, o maior significado vai muito além disso.

“Eu voltei às gravações antigas e, quando as estava a ouvir, encontrei o Rob a dizer muitas vezes que era apenas empurrado pelos outros para atuar, como uma espécie de chimpanzé”, disse Michael Gracey num evento sobre o filme, citado pela “Deadline”. “Ele disse que estava lá a atuar como um chimpanzé. E disse-o vezes suficientes para que eu pensasse: 'Oh, é assim que ele se vê. Ele vê-se literalmente como um chimpanzé a atuar’, acrescentou.

No entanto, apesar de ser uma imagem gerada por computador, há uma verdade neste chimpanzé: segundo a BBC, os olhos do animal são os olhos de Robbie Williams, ou seja, a produção digitalizou os olhos do artista e colocou-os no animal, dando assim a sensação de que, quando o espectador olha para o chimpanzé, está a olhar para Robbie Williams. Jonno Davies é, na verdade, quem interpreta o artista no filme, dando a sua voz ao chimpanzé.

Além disso, a imagem deste animal, para o realizador, também serviu para explorar melhor os desafios ultrapassados e a pressão que Robbie Williams sentiu ao longo de toda a carreira, assim como para explorar melhor o impacto emocional que o artista sofreu durante a sua ascensão à fama. De acordo com o “Screen Rant”, o chimpanzé vem simbolizar o facto de, como explica a teoria de Charles Darwin, os humanos evoluíram a partir desta espécie, o que acabou por acontecer na vida de Robbie Williams: evoluiu de criança para uma celebridade, de uma carreira em grupo para uma carreira a solo e de uma vida saudável para uma vida completa de drogas. 

“A pior versão” de Robbie Williams com a banda e Nicole Appleton

créditos: Instagram

Ao que tudo indica, “Better Man” parece ter mais momentos sombrios da vida de Robbie Williams do que propriamente obstáculos ultrapassados, e o próprio artista assume que não foi possível fugir a assuntos mais vulneráveis. Um deles foi a relação com Nicole Appleton, conhecida por ter feito parte do grupo All Saints, com quem o artista namorou durante os anos 90. A cantora chegou a ficar grávida, segundo a SIC Notícias, mas foi obrigada a abortar pela pressão da indústria. "É para mim a parte mais difícil do filme, porque todos os outros me fizeram algo, mas com a Nick, o vilão fui eu. Ela teve a pior versão de mim", disse. 

Além desta relação, “Better Man” também realça os problemas que existiram entre Robbie Williams e os membros da sua ex-banda Take That, que teve muito sucesso na altura e que ainda hoje é um dos mais conhecidos grupos britânicos, assim como outros artistas que também estavam a ter popularidade na altura. Liam Gallagher, dos Oasis, e Gary Barlow, vocalista dos Take That, foram dois dos visados no filme. "Adoro o Gaz [Gary Barlow], depois conseguimos ficar amigos. Mas no filme tenho de falar e pensar como falava e pensava aos 17, 18 anos, e não era amável", explicou Robbie Williams, como refere o jornal português. 

É um dos favoritos da crítica

Até ao momento, o filme da vida de Robbie Williams conta com 90% de satisfação no Rotten Tomatoes, assim como 95% de críticas acima das 3,5 estrelas. Apesar de ainda estarmos a meados de janeiro, “Better Man” está já a ser considerado um dos favoritos de 2025, e há até quem diga que o lançamento do filme vira o género de produções biográficas “de pernas para o ar de uma forma mágica”.

“O chimpanzé CGI pode parecer um artifício, mas este é um retrato esplêndido e empático de uma improvável estrela pop que lutou para aceitar o seu próprio sucesso”, “O filme é um espetáculo visual e tem um coração no centro da história”, “Williams e Gracey, dois grandes homens do espetáculo, criaram um espetáculo eletrizante” e “Robbie deve ser aplaudido pela sua honestidade, revelando os seus momentos mais baixos, o seu comportamento egoísta e o poder do perdão” foram algumas das críticas feitas ao filme.