Um asteróide em rota de colisão com a Terra, dois astrónomos que se apercebem da tragédia iminente e uma administração americana que não acredita que tal coisa possa ser possível. É este o resumo possível de "Don't Look Up", o novo filme a caminho da Netflix protagonizado por Leonardo DiCaprio e Jennifer Lawrence que dão vida aos dois astrónomos responsáveis por alertar a presidente dos Estados Unidos (e o mundo) do desastre.
O problema, percebemos logo de início, é que a reputação destes dois astrónomos está em declínio há vários anos. Não são conhecidos, as referências que os profissionais do meio têm deles não são as melhores e um deles tem um problema de ansiedade que o faz ter uma respiração ofegante — o suficiente para incomodar o filho da presidente na Sala Oval.
Apesar do descrédito ser geral, o que é facto é que estes dois embarcam numa enorme campanha mediática para tentar alertar o mundo do asteróide que, caso nada seja feito, irá colidir contra a Terra e fazer estragos.
O trailer divulgado pela Netflix mostra que o filme vai deambular, em género, entre o drama e a comédia negra. E o elenco é de luxo. Além de DiCaprio e Lawrence, aponte algumas das figuras que vai poder ver nesta história: Ron Perlman, Timothée Chalamet, Ariana Grande, Kid Cudi, Tyler Perry, Cate Blanchett e Jonah Hill.
A presidente dos EUA é, em "Don't Look Up", interpretada por Meryl Streep num registo ácido, caricatural e muito próximo do conceito de celebridade que pautou "alguns dos líderes ridículos dos últimos dez, 20 ou 30 anos", segundo revelou Adam McKay, o realizador, em entrevista à "Entertainment Weekly".
Adam McKay, que também assina o argumento da produção, é responsável por filmes como "Vice" e "A Queda de Wall Street".
"Don't Look Up" vai estrear-se na Netflix a 24 de dezembro.