Depois de "Ice on Fire", o documentário de Leonardo DiCaprio que mostra o impacto das alterações climáticas em todo o mundo e aquilo que ainda será possível fazer para reverter a situação, o ator lançou-se num novo projeto. É também uma nova produção documental que já faz dele um inimigo dos cartéis Mexicanos.

Quem o diz é Wolfgang Knöpfler ("Terra Mater"), produtor executivo, à revista "Variety". "Para algumas pessoas ele [DiCaprio] tornou-se no inimigo número um. Os cartéis não gostam nada dele", explica.

É que a nova produção, intitulada "Sea of Shadows", dá a conhecer a forma como as várias organizações de crime mexicanas se associaram à máfia chinesa para, num negócio de milhares de euros, pescarem toninha-comum (Phocoena phocoena).

Documentário de Leonardo DiCaprio mostra como combater os efeitos das alterações climáticas
Documentário de Leonardo DiCaprio mostra como combater os efeitos das alterações climáticas
Ver artigo

Este é um dos mamíferos mais pequenos do oceano e está em vias de extinção depois de a caça ilegal e a poluição quase terem ameaçado o desaparecimento total da espécie. Segundo escreve o jornal "Público", em 2010 registaram-se apenas 250 animais da espécie nas águas do mar Báltico.

Mas não é a única espécie animal ameaçada pelas duas organizações criminosas. Também o peixe marinho totoaba (Totoaba Macdonaldi) está a ser pescada no México já que existe a crença de que a bexiga dos animais tem poderes especiais e milagrosos. Depois de capturado em águas em mexicanas, rende cerca de 88 mil euros no mercado negro na China.

"Sea of Shadows" mostra todos os esforços de grupos de ativistas, investigadores, jornalistas e até membros da marinha mexicana na tentativa de salvar os animais da extinção absoluta. Tudo isto, claro, à medida que combatem a influência e o poder das organizações criminosas e se protegem de uma qualquer retaliação fatal das máfias envolvidas no esquema.

97% da comunidade científica acredita nas alterações climáticas. O que defendem os outros 3%?
97% da comunidade científica acredita nas alterações climáticas. O que defendem os outros 3%?
Ver artigo

À revista "Variety", o realizador Richard Ladkani ("The Ivory Game") não tem dúvidas de que este foi o "filme mais perigoso" em que alguma vez esteve envolvido mas diz que a ideia do projeto foi de DiCaprio.

"Ele estava genuinamente preocupado com estas espécies e a ideia de fazer um vídeo sobre elas foi, também, porque as queria salvar da extinção absoluta. Abriu muitas portas dentro do governo e também com o presidente mexicano. Mas o facto de ter o seu nome associado a este documentário também significa que muitas pessoas vão ver o filme", diz.

"Sea of Shadows" é um documentário realizado em parceria com a National Geographic e estreou-se esta sexta-feira, 12 de julho, nos Estados Unidos. Por enquanto desconhece-se se vai chegar a Portugal e em que plataformas vai estar disponível.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.