O filme "Barbie", que estreia esta quinta-feira, 20 de julho, nos cinemas portugueses está classificado como sendo para Maiores de 12 anos. Ou seja, ao contrário das muitas versões animadas que já existem da Barbie, este filme não é feito para crianças nem a pensar nas crianças mas sim nos adultos que, em crianças, brincavam com estas bonecas. De acordo com a classificação atribuída aos filmes, Barbie é um filme para maiores de 12 anos já que apresenta "linguagem imprópria, temas sensíveis e violência".
Ainda assim, não existe ao longo de todo o filme qualquer componente mais sensual ou sexual, até porque, como explicou a própria Margot Robbie, protagonista do filme, “a Barbie é uma boneca de plástico, ela não tem órgãos sexuais". "Eu acho que ela não deveria sentir desejo sexual. Ela é sexualizada, mas nunca deveria ser sexy”, afirmou a atriz em entrevista à edição norte-americana da revista "Vogue".
A estreia do filme está a gerar enorme expectativa a nível mundial. A história aborda a forma como Barbie, enquanto boneca que vive num mundo perfeito rodeado de outras Barbies começa a ter comportamentos tidos como assim não tão perfeitinhos, com uma grande crise existencial, e acaba por ser expulsa do paraíso das bonecas. Vai então viver no mundo real, onde irá encontrar muitos fãs mas também empregados da Mattel que a conheciam do tal mundo perfeito.
A filme terá um elenco de luxo, com Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, Helen Mirren, Dua Lipa, John Cena ou Michael Cera. A banda sonora terá canções de Billie Eilish, Nicki Minaj, Ice Spice, Karol G, Charlie XCX e uma participação especial de Sam Smith, no tema "Man I am".
Embora possa parecer um blockbuster de verão, "Barbie" é já apontado por vários especialistas como um filme com potencial para chegar aos óscares, sobretudo devido ao argumento, escrito pela realizadora, Greta Gerwig, autora de "Lady Bird", um grande sucesso de 2017.