É já esta quarta-feira, 29 de maio, que o Parque Eduardo VII, em Lisboa, volta a receber a Feira do Livro, que por lá ficará até ao dia 16 de junho. Esta é a 94.ª edição do evento e, embora já esteja a decorrer, a cerimónia de abertura oficial está marcada para as 20 horas e vai contar com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa, Dalila Rodrigues e Carlos Moedas.

Por isso, prepare a carteira, uma mala grande e o calçado mais confortável que tiver: este ano, com um percurso mais fluído, serão 960 as marcas editoriais representadas por 140 participantes, que estarão distribuídos por 350 pavilhões. E há novidades para ter em conta, como o Espaço dos Pequenos Editores e um dedicado ao Plano Nacional de Leitura.

Como sempre, nem só de comprar livros para devorar no resto do ano se faz a festa. O evento também tem uma programação recheada, que vai oferece mais de 3 mil atividades e novos serviços de apoio ao visitante, como bengaleiro e dois espaços de apoio às famílias com crianças pequenas, em parceria com o Centro do Bebé.

A Feira do Livro de Lisboa está a chegar. Saiba tudo o que vai acontecer (e quem vai estar presente)
A Feira do Livro de Lisboa está a chegar. Saiba tudo o que vai acontecer (e quem vai estar presente)
Ver artigo

Já a popular "Hora H" também está de volta e oferece descontos mínimos de 50% em livros durante a última hora de funcionamento da feira – isto de segunda a quinta-feira, exceto feriados. A par disto, a iniciativa "Acampar com Histórias" permitirá a crianças entre os 8 e os 10 anos dormirem no parque, envoltas na literatura, em sessões realizadas às sextas e sábados. Esta atividade tem capacidade para 25 crianças por noite. 

O pavilhão "Doe os seus Livros" também está de regresso, em parceria com o Banco de Bens Doados, iniciativa que já angariou mais de 264 mil livros desde 2015. Os visitantes são incentivados a doar livros para crianças apoiadas por instituições da ENTRAJUDA, promovendo a leitura entre os mais jovens.

A Feira do Livro vai estar a funcionar de segunda a quinta-feira, das 12 às 22 horas. Às sextas-feiras e vésperas de feriado, o horário estende-se até às 23 horas – o mesmo acontece ao sábado, dia da semana em que as portas abrem às 10 horas. Aos domingos e feriados, a feira abre às 10 horas e encerra às 22 horas.