
Está a chegar o maior e mais esperado evento de literatura de Lisboa por todos os fãs de livros - a famosa Feira do Livro. É de 4 a 22 de junho que o Parque Eduardo VII, ao pé do Marquês de Pombal, se volta a encher com pavilhões, atividades e gastronomia para todos os gostos, numa 95.ª edição que promete ir mais além do que nos anos anteriores - e se for até ao recinto nestes dias, verá que a festa já está praticamente toda montada.
Por isso, comece já a preparar a carteira, uma mala grande para caber todos os livros comprados e o calçado mais confortável que tiver lá por casa. Este ano, com um percurso mais fluído, serão mais de 960 as marcas editoriais representadas por 140 participantes, que estarão distribuídos por 350 pavilhões e vão contar com mais de 85 mil títulos distintos, tornando-se assim numa autêntica livraria ao ar livre - e na maior do País. O que não vai faltar, claro, são as famosas iniciativas Livro do Dia e Hora H, que prometem contar com livros bem amigos da carteira (mas já lá vamos).
Além disso, a 95.ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai contar com um horário bastante flexível por causa dos feriados de junho, melhores acessibilidades, mais espaços para apresentações e novas praças, para que toda a gente tenha a oportunidade de usufruir das mais variadas atividades que vão estar a acontecer. O serviço de bengaleiro, as casas de banho adaptadas e as zonas de muda-fraldas também voltam para esta edição, assim como a parceria com a ColorAdd, com sinalética adaptada para daltónicos, e a iniciativa Doe os seus Livros, que incentiva a partilha e o acesso à leitura.
E sim, não vão faltar os típicos e divertidos eventos da Feira do Livro de Lisboa - e este ano aponta-se que sejam mais de 3200, número que foi atingido na edição anterior. A programação cultural continua a ser um dos pontos mais altos deste evento, e a forte aposta na cultura é que o faz da Feira do Livro o ponto de encontro ideal para as várias gerações. Mas espreite o guia para entender melhor alguns destes pontos.
Os horários de 2025

A 95.ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai estar a decorrer durante todos os 19 dias em que vai estar montada no Parque Eduardo VII, mas os horários para cada dia são diferentes. De segunda-feira a quinta-feira, o horário de funcionamento vai ser das 12 horas às 22 horas, enquanto que à sexta-feira e nas vésperas de feriado (que vão ser a 9, 12 e 18 de junho), o horário se alarga até às 23 horas.
Já aos sábados, a Feira do Livro de Lisboa abre às 10 horas, para se conseguir aproveitar a manhã, e a hora de encerramento é às 23 horas. Aos domingos e feriados abre também às 10 horas, mas volta a funcionar como durante a semana, e encerra às 22 horas.
As iniciativas que não pode perder

Este ano, a sustentabilidade ganha ainda mais protagonismo com a parceria entre a Feira do Livro de Lisboa e a The Navigator Company. “Vamos Plantar Livros” é a iniciativa que promete corresponder simbolicamente ao impacto da produção dos livros vendidos no evento, replantando assim as árvores que foram destruídas. Ou seja, estima-se que, ao longo do evento, sejam vendidos cerca de 700 mil livros, e para corresponder de forma simbólica, foram já plantadas ou replantadas cerca de 7000 árvores. Assim, quanto mais livros são comprados, mais árvores são plantadas.
A atividade Acampar com Histórias, que permite a 25 crianças entre os 8 e os 10 anos (mediante inscrição e com um custo de 20€) dormirem no Parque Eduardo VII na envolvência da literatura e longe dos equipamentos eletrónicos está de volta para mais uma edição. Esta ação vai decorrer às sextas-feiras e sábados na Estufa Fria, e promete assim uma experiência sem igual para os mais pequenos que sejam fãs de literatura.
Também a iniciativa do Livro do Dia, onde todos os dias os pavilhões aderentes têm um livro que tem um desconto superior aos outros, está de volta, deixando assim que os consumidores consigam fazer compras mais amigas da carteira - ou seja, em cada dia dos 19 dias de Feira do Livro, os pavilhões que aderirem a esta iniciativa terão um livro intitulado como o “Livro do Dia”, que vai contar com um desconto especial, algo que os outros livros (os que não foram escolhidos), não vão ter.
A famosa Hora H também regressa, sendo este um momento que todos os anos faz um grande sucesso. Esta é a hora em que os visitantes têm acesso a descontos mínimos de 50% numa vasta seleção de livros publicados há mais de 24 meses na última hora de funcionamento da Feira. Assim, das 21h às 22h, de segunda-feira a quinta-feira (exceto feriados), os pavilhões aderentes contam com livros publicados há mais de dois anos com grandes descontos, e mais vale chegar cedo para fazer a sua seleção, uma vez que as filas se tornam grandes muito rápido.
Para além de tudo isto, a Feira do Livro de Lisboa inclui ainda atividades na agenda cultural, como sessões de autógrafos, concertos, sessões de cinema, workshops de culinária, apresentações de livros e atividades para as crianças. O espaço infantil conta com apresentações de livros para os mais novos, oficinas e mascotes para entretenimento.
O que vai poder comer enquanto passeia

À semelhança dos últimos anos, a 95.ª edição da Feira do Livro de Lisboa vai contar com vários espaços dedicados à restauração, para que ninguém passe fome no recinto. À disposição vão estar as sobremesas mais doces, bebidas, comida vegetariana, pizzas e petiscos, para agradar a todos os visitantes.
Vai ser possível escolher um prato mais composto da Capricciosa, um crepe que promete ser delicioso do Crepes Artesanais, uma boa viagem até ao Hawaii na Caravan Poke Bar, uns doces mais gulosos nas Farturas Gourmet ou um saboroso gelado da Ben & Jerry's, para poder passear pelo recinto à vontade.
Alguns dos autores que vão estar presentes

Por fim, mas nada menos importante, se há mais uma edição da Feira do Livro, há certamente mais sessões de autógrafos a acontecer. Logo no dia 5 de junho, Patrícia Reis, autora da biografia de Maria Teresa Horta, estará numa sessão de autógrafos para assinar a obra “A Desobediente” no stand da Bertrand, e pela primeira vez em Portugal, Mercedes Ron, a autora sensação da série “Culpados”, está no espaço do Grupo Editorial Presença no mesmo dia.
Já no dia 7, o autor Rúben Pacheco Correia estará no Espaço Bertrand para uma sessão de autógrafos do seu livro “Rabo de Peixe Toda a Verdade”, que mostra como a realidade ultrapassa muitas vezes a ficção. Miguel Sousa Tavares estará no espaço Porto Editora também para uma sessão de autógrafos da sua vasta coleção, assim como Helena Sacadura Cabral e Élvio Santos com “Amor e Obsessão” no stand do Clube do Autor.
No dia 8, José Rodrigues dos Santos autografa toda a sua obra publicada no stand da Gradiva, e Raphael Montes, escritor de sucesso e autor de “Jantar Secreto” e “Suicidas” (assim como da série da MAX “Beleza Fatal”), é a grande aposta do Grupo Infinito Particular para este dia. Já no dia 12 de junho há sessão de autógrafos com o escritor e jornalista desportivo Vítor Serpa, e no dia seguinte, a 13, autora Sara Marinho estará no espaço do Grupo Editorial Presença a autografar os livros “Quando o sol aparecer” e “O que o tempo não apaga”.
A 14 de junho, o autor bestseller Raul Minh'alma estará no espaço da Editorial Presença a autografar as suas obras, e a psicóloga clínica Rita Gama Ferreira estará disponível numa sessão de autógrafos para assinar o seu primeiro livro “Estou Sempre a Mil” no stand da Bertrand. No mesmo dia e no mesmo stand, Bruno Vieira Amaral estará em sessão de autógrafos com o seu mais recente romance, “Toda a Gente Tem um Plano”, e Susana Amaro Velho, autora de “Inquieta” e “Bairro das Cruzes”, dará uma sessão de autógrafos no Grupo Infinito Particular.
No dia seguinte, a 15 de junho, a autora Rita da Nova vai encontrar-se no espaço Presença a autografar os livros “As coisas que faltam”, “Quando os rios se cruzam” e “Apesar do Sangue”. Já no dia 20, Gonçalo Trafaria, reconhecido osteopata e fisioterapeuta pediátrico, apelidado de "The Baby Whisperer", estará numa sessão de autógrafos para assinar o seu primeiro livro “Manual de Osteopatia Pediátrica para Pais” no stand da Bertrand, e Valter Hugo Mãe, um dos mais destacados autores portugueses da atualidade, estará presente para autografar a sua vasta obra na Porto Editora. Mas veja todas as programações aqui.