Há ténis que nasceram para corrermos com eles e outros que acabam por correr o mundo inteiro. O mais recente relançamento da Adidas é o melhor dos dois mundos. Falamos dos Adistar Control 5, que regressam com confiança e, aqui entre nós, para disputar terreno num segmento hoje dominado pelos New Balance 530 (o universo dos modelos técnicos com alma Y2K, diga-se).
A primeira versão dos Adistar surgiu no final dos anos 70 como ténis de pista, leves e com pitões, criados exclusivamente para competição. Quando a corrida de longa distância começou a ganhar dimensão no início dos anos 2000, evoluiu para responder às exigências de quem corria maratonas, prometendo amortecimento generoso, estabilidade reforçada e uma estrutura resistente.
Foi assim que, em 2008, nasceram os Adistar Control 5, pensados para a estrada, fruto da tecnologia Formotion, para estabilidade e uma linguagem visual que, hoje, se encara como puro revivalismo Y2K. O relançamento, diz a marca em comunicado, recupera precisamente essa herança, mantendo a sola em borracha, assim como a malha respirável da parte superior e os detalhes prateados.
Veja o modelo
A modernização está patente no interior. O calcanhar dá uma estabilidade mais fina, a entressola mais amortecimento e a barra de torção na zona média oferece um apoio extra. Estão lá as promessas da performance, mas trazidas para um ritmo menos atlético e mais citadino, pensado para quem quer um modelo que dê para o dia a dia e seja confortável.
Nesta releitura, a Adidas não tenta reinventar o modelo, mas mudar-lhe apenas o espaço em que vive. Já não são uns ténis pensados só para a prática de desporto, mas para o quotidiano (que acaba por ser quase tão desafiante como qualquer modalidade). E adaptam-se tanto a jeans largos e casacos técnicos como a conjuntos mais elegantes, nos quais a sua vibe desportiva desconstrói a formalidade.
A pensar nisso, apresentamos-lhe cinco formas simples, sem grandes artifícios e eficazes de usar o modelo mais neutro (prateado com as riscas pretas), que já está disponível online, com um preço de 110€. Da mais elegante à mais desportiva ou casual, passando por algumas que são uma mistura de ambas, espreite as nossas ideias e inspire-se, caso queira rende-ser à novidade – ou a qualquer que tenha uma vibe mais desportiva.