Todos sabemos que as férias de verão são a altura perfeita para meter algum hobby em dia - e a leitura não é exceção. Com vários géneros literários à mão de semear para todos os fãs desta arte, desde livrarias físicas a lojas online, estes meses de maior descontração pedem um bom livro numa mão e uma bebida refrescante na outra.
Depois de sugerirmos várias leituras diferentes, como algumas recomendações dos booktokers mais conhecidos de Portugal (onde quase tudo foram romances) ou até mesmo as novidades que não pode perder neste verão, há que elevar a fasquia: porque não começar a aventurar-se no mundo dos policiais nórdicos? Se não sabe o que é, a MAGG passa a explicar.
Caracterizados por ambientes mais assustadores e sinistros, os livros do género nordic noir são maioritariamente (se não mesmo todos) escritos pelo ponto de vista do polícia, que neste caso é sempre a personagem principal da obra, e ambientados em países nórdicos. O género ficou famoso depois de o casal Maj Sjöwall and Per Wahlöö ter lançado a saga de policiais com o detetive Martin Beck, onde as narrativas eram mais sombrias e relatavam sempre algum tipo de problema social.
Ao ficarem tão famosos, vários outros autores - também maioritariamente de países nórdicos - começaram a seguir o mesmo caminho e a mesma narrativa, pelo que, mesmo nos dias de hoje, este género literário faz imenso sucesso por todo o mundo. Nomes como Camilla Läckberg, Jo Nesbo, Stieg Larsson e Yrsa Sigurdardóttir são uns dos mais conhecidos dentro deste mundo, e a MAGG não os deixou escapar e juntou alguns dos seus melhores thrillers nórdicos (e de outros autores) para ler este verão.