Já estamos num novo ano e isso só quer dizer uma coisa para os fãs de literatura: há mais novidades fresquinhas para ficar a conhecer que vão sair já nos próximos meses. Entre livros de não ficção, romances, policiais ou obras de autoajuda, algumas editoras já levantaram um pouco o véu sobre o que é que está prestes a encher livrarias (e as estantes lá de casa).

Os millenials estão de luto. Morreu ilustrador dos livros “Uma Aventura”
Os millenials estão de luto. Morreu ilustrador dos livros “Uma Aventura”
Ver artigo

É o caso do grupo BertrandCírculo, por exemplo, cujas chancelas contam com uma seleção entusiasmante de novidades, com romances, biografias, livros de história, política, antropologia, thrillers, desenvolvimento pessoal, autoajuda e muitos outros.

Uma das mais recentes obras editadas é "Estou Sempre a Mil", da Contraponto, a sair já neste mês de janeiro, onde a autora, Rita Gama Ferreira, aborda temas como a gestão de tempo no mundo digital, a regulação das emoções, a ansiedade ou as rotinas saudáveis, fazendo deste um ótimo livro para ler já no início de 2025.

Também "Wretched", da Bertrand Editora, está a chegar ao catálogo da editora, da escritora fenómeno e bestseller Emily McIntire. Aqui, a história segue um casal que, como a autora já habituou os seus fãs, passam de inimigos a apaixonados - mas não é um casal qualquer, uma vez que ela é filha de um barão das drogas e ele um agente secreto.

Nesta onda de romances, também "Dançar no Gelo", de Grace Riley, vai ficar disponível neste primeiro trimestre. Além destes, o vencedor do prémio Pulitzer de 2011, "A Visita dos Brutamontes", de Jennifer Egan, também vai chegar às livrarias, assim como livro do escritor e jornalista angolano, "Um Estranho em Goa", ambos pela Quetzal.

Sugestões da BertrandCírculo.

A Porto Editora foi outra editora que já revelou algumas das suas novidades para 2025. Uma delas é "Saving 6", de Chloe Walsh, escritora sensação do TikTok depois de publicar livros como "Keeping 13" e "Binding 13". O novo livro, publicado pela Singular e que sai já neste mês de janeiro, é mais uma obra que fará com que todos os leitores se queiram transportar para o universo paralelo de Boys of Tommen, numa história onde Joey, uma já conhecida personagem de outras obras, ganha todo o destaque. Ainda sobre romances, uma das outras ofertas é "Pulsação", de Adriana Locke editada pela Almedina.

De thrillers, a Singular lança "A Viúva do Médico", de Daniel Hurst, e a Porto Editora edita "O Domador de Leões", de Camilla Lackberg, cujas histórias são tudo menos parecidas: no primeiro, uma mulher vê-se finalmente feliz e livre depois de o marido morrer, mas esconde um segredo sombrio e apaixona-se por alguém que, ao que parece, também não é bem quem diz ser. Já no segundo, a história centra-se numa rapariga que estava desaparecida, e que morre quando tenta escapar e é atropelada por um carro. Veja as restantes sugestões.

Sugestões da Porto Editora.