Já lá vai o tempo em que os livros românticos mais simples onde não existe toda uma nova história por trás eram os favoritos da população. Agora, há cada vez mais autores que preferem criar histórias paralelas sobre assuntos que afetam (e muito) o mundo, nomeadamente sobre temas mais sombrios que parece que mais ninguém quer falar — e nem as autoras portuguesas escapam a esse fenómeno.
Sara Marinho, jurista, licenciada e mestre em Direito, criadora de conteúdos sobre livros no Instagram desde 2021 e fundadora do clube de leitura “Acalma-te e Lê” desde 2023, é uma dessas novas escritoras, que lançou o seu primeiro romance de ficção, “O que o Tempo Não Apaga”, no passado dia 17 de julho.
No entanto, não é um romance qualquer, e a autora pede mesmo para, como diz a expressão popular, não julgarem o livro pela sua capa. Apesar desta ser fofinha, com cores que fazem lembrar o pôr do sol, um beijo quase romântico e uma ponte por cima do rio, o seu conteúdo em nada é “só romântico”.
A realidade é que esta capa esconde um romance avassalador, onde escolhas, consequências, a perda e a coragem são os protagonistas. Aqui, são abordados vários temas considerados ainda por muitos temas tabu, como o suicídio e a Perturbação Obsessivo-Compulsiva (POC), assim como outros problemas de saúde mental, que fazem desta história de amor algo sofrido, prometendo não deixar nenhum leitor indiferente.
Assim, “O que o Tempo Não Apaga” quer levar todos numa viagem que interliga as mágoas do passado aos segredos do presente, mas sempre com uma forte base num tema que precisa, e muito, de ser abordado: há esperança para tudo, até para o amor.
Na sinopse, o leitor fica a conhecer Mariana e Alex, dois jovens que se conheceram há 15 anos e foram o primeiro amor um do outro - mas, como sempre, a vida dá voltas. “Na noite da sua despedida de solteira, numa discoteca em Madrid, Mariana não consegue acreditar no que os seus olhos veem: Alex está ali. O seu melhor amigo, o seu primeiro namorado, o fantasma do passado que nunca deixou de a assombrar. Há 15 anos que não se veem: uma tragédia fez com que se afastassem e perdessem tudo o que tinham juntos. Será possível que este reencontro inesperado venha mudar tudo?”, lê-se.
Pelas críticas, fique a saber que se quiser começar a apostar na leitura da escrita portuguesa, este é um livro a ter em (muita) consideração. “Deixou-me devastada, lavada em lágrimas e o final arrebatou-me”, “Amor, Luto e Esperança, três palavras que definem tão bem este livro. Leiam e sintam as emoções presentes nesta incrível história” e “Um livro único, capaz de nos despedaçar o coração ao mesmo tempo que o remenda” são algumas das que se podem ler no site oficial da WOOK. O livro, que está à venda na mesma plataforma e foi editado pela Manuscrito Editora, pode ser adquirido por 14,31€.