O novo livro do jornalista e pivô José Rodrigues dos Santos chegou esta quinta-feira, 21 de outubro, às livrarias portuguesas. Chama-se "O Jardim dos Animais com Alma", uma edição da Gradiva, e vai voltar a contar com a personagem Tomás Noronha, presente em vários romances do escritor, no centro da ação.
Neste livro, o conflito principal da história tem início quando é descoberto o cadáver de um etólogo num tanque do Oceanário de Lisboa. Durante as investigações iniciais, tudo indica que terá sido Maria Flor, a sua colaboradora, a estar por detrás do homicídio.
A Polícia Judiciária decide prender aquela mulher, mas os leitores sabem, logo de início, que a personagem nada teve que ver com o crime. É neste contexto que Tomás Noronha é chamado para ajudar, tal como se pode ler na sinopse da história.
"Para ilibar a mulher, Tomás terá de encontrar o verdadeiro autor do crime. Isso implica compreender o trabalho secreto da vítima e decifrar uma misteriosa pintura esotérica de Hieronymus Bosch. No fim do caminho está um dos mais maravilhosos segredos da natureza: a inteligência, a emoção e a consciência animal", lê-se.
Ao longo das 504 páginas que compõem a história, o leitor é confrontado com inúmeras questões. "Quem é o verdadeiro assassino? Porque foi morta a vítima? Qual a relação entre o homicídio e a pintura mística de Bosch? E, sobretudo, que ligação existe entre o crime e o genocídio que os seres humanos lançaram contra a vida no nosso planeta? Quem são as verdadeiras bestas? Nós ou os animais?", pode ler-se.
Numa história que mistura drama, ação e mistério, José Rodrigues dos Santos, que se baseou "na pesquisa científica mais avançada", revela "as grandes descobertas recentes sobre os animais", confrontando o leitor "com a sua verdadeira natureza", conclui a sinopse.
O livro, já à venda nas livrarias portuguesas e nas plataformas digitais, custa 22€. Na série Tomás Noronha, é o sucessor de "Imortal", também editado pela Gradiva, em 2019.