São um fenómeno no TikTok e já conquistaram vários fãs. Os livros sobre relacionamentos com personagens que praticam algum tipo de desporto têm feito furor na rede social, com vários influenciadores a falarem sobre o assunto e a promoverem a compra destas obras, e o sucesso que estão a ter nas livrarias faz com que sejam cada vez mais as obras publicadas em Portugal sobre estas histórias. Mas porque é que estes livros têm feito sucesso entre os leitores portugueses?

A Black Friday dos livros já começou e temos 27 sugestões que não pode perder
A Black Friday dos livros já começou e temos 27 sugestões que não pode perder
Ver artigo

O facto de os booktokers (nome dado aos influenciadores de livros que usam o TikTok como plataforma principal) discutirem estes livros com os seus seguidores ajuda, criando uma onda de influência entre eles. Isto não acontece só com as histórias onde uma das personagens principais é um atleta, mas a verdade é que em Portugal este fenómeno não era tão conhecido antes disso. Estes são tipos de livros que misturam adrenalina, romance, competitividade e emoção, e uma vez que todos os tipos de desporto são cada vez mais apreciados, foi só juntar o útil da diversidade ao agradável do romance.

Se procurarmos alguns dos porquês no TikTok, rapidamente encontramos respostas parecidas. Num vídeo publicado pela influenciadora Marissa Kumari onde esta pergunta o porquê de estes livros estarem tão na moda, muitos dos comentários têm que ver com as rivalidades e disputas entre equipas, onde a adrenalina e a tensão agarram o leitor. "No caso do hóquei, por exemplo, acho que é porque é um desporto mais duro, mas depois as personagens têm um interior mais mole e têm inteligência emocional" e "há uma certa atração neste tipo de livros porque são desportos agressivos, mas é isso mesmo que os faz interessantes. E depois há toda uma história de amor paralela que torna tudo mais apelativo", são alguns dos comentários mais deixados no vídeo.

Além disso, KT Hoffman, um escritor conhecido nos EUA, revelou ao USA Today Entertainment que “o que há de mais atraente nos atletas é a sua confiança, e a motivação de que precisam para serem um atleta de sucesso”. “São personagens que realmente querem algo, e isso cria uma narrativa interessante e apelativa, acrescentou.

E a verdade é que isto depois transparece para o mundo real. De acordo com a CBC, no caso do hóquei, os livros ajudaram mesmo a aumentar o interesse no desporto, uma vez que os leitores largaram as páginas e passaram a visitar os ringues para ver a magia acontecer (e talvez começar um romance na vida real). A liga semi-profissional australiana de hóquei no gelo disse mesmo, citada pelo meio de comunicação, que este fenómeno os ajudou a triplicar o seu público, e começaram até a publicar vídeos dos jogadores a lerem estes livros. 

Além disso, o que também pode ter acelerado este fenómeno pode ter que ver com a fantasia, uma vez que as personagens principais são escritas de modo a serem fortes, atléticas e carismáticas, criando algo fictício que não deixa os leitores indiferentes. Um estudo realizado pela K-lytics chegou a afirmar que um dos porquês desta popularidade é mesmo por causa das suas "personagens masculinas amplamente apelativas”.

No entanto, a USA Today Entertainment revela que há mesmo quem atribua este fenómeno à relação da cantora Taylor Swift com o jogador de futebol americano Travis Kelce, fazendo deles os culpados por esta febre dos romances desportivos. Tessa Bailey, autora do romance "Aconteceu Naquele Verão", disse ao meio de comunicação que a relação entre os dois era "quase demasiado boa para ser verdade", e que tem sido interessante ver Travis Kelce comportar-se como um "herói romântico". Já Leah Koch, uma outra escritora norte-americana, acrescenta que é "inteiramente possível os fãs verem um momento bonito entre Taylor Swift e Travis Kelce como quando se beijaram no estádio e depois procurarem um livro com uma história de amor semelhante".

"Quebrar o Gelo", de Hannah Grace, foi a obra que iniciou este movimento, como diz a USA Today Entertainment. Conta a história de uma patinadora de gelo e de um jogador de hóquei que são obrigados a partilhar o ringue. Depois do sucesso que este conquistou na plataforma, muitos outros começaram a ser publicados em Portugal, com personagens ora jogadores de futebol ora jogadores de hóquei. Numa tentativa de saber se iria ficar viral ou não, foi também publicado em abril deste ano o livro "Throttled", de Lauren Asher, cuja personagem principal é um piloto de Fórmula 1, e o sucesso foi tão grande nas redes sociais que, depois deste, foram publicados mais quatro só sobre este desporto.

Assim, de forma a deixar-se também levar por esta tendência, a MAGG foi à procura de alguns dos livros mais cobiçados no BookTok sobre romances desportivos. Desde os mais recentes "Amor de Risco" e "Collided", até aos queridinhos da rede social "Sonhar Acordada" e "Cruzar a Meta", espreite as nossas sugestões.

Espreite as sugestões.