Nelson Patrão, David Gama, Francisco Borges e Luke D’Eça. Um trabalha num negócio familiar, outro seguiu a área da engenharia, um é advogado e o último conseguiu continuar no mundo da música. Só por estes nomes, não é possível chegar lá? E se for Ed, Jota, Link e Sérgio? Em 2024, passadas quase duas décadas, os 4Taste voltam a juntar-se para um concerto muito especial.
Formada em 2006, na terceira temporada da série “Morangos com Açúcar”, a primeira banda de rock deste fenómeno, e a segunda a nascer do formato juvenil da TVI, vai voltar a subir ao palco para A Reunião dos 'moranguitos'. Os 4Taste vão, a 8 de junho, partilhar o palco do Passeio Marítimo de Algés com os D´ZRT, as Just Girls e, anunciado na quinta-feira, 22 de fevereiro, na conferência de imprensa deste regresso onde a MAGG esteve presente, com FF.
Na conferência, os quatro membros da banda confessaram estar muito felizes com o regresso, e que era algo que já tinham colocado em cima da mesa. “Nós, em boa verdade, já vínhamos todos a falar sobre a possibilidade de nos juntarmos e fazermos algo, e de certa forma tudo se juntou ao mesmo tempo”, disse Luke D’Eça, Ed na série.
“Parece que o universo conspirou qualquer coisa e o Cifrão, pouco tempo depois, teve esta ideia. Falámos com ele e ele apresentou-nos a ideia e nós as condições com as quais gostaríamos de trabalhar, e ficámos logo entusiasmados. Decidimos rapidamente que sim”, acrescentou.
Os quatro membros dos 4Taste já não se juntavam para atuar há mais de 15 anos, e a nostalgia é algo bastante presente para o grupo. “Está a ser especial”, começou por dizer Francisco Borges, que deu vida a Jota, o baterista da banda. “É engraçado porque tudo isto é muito nostálgico para nós, estarmos aqui a dar entrevistas os quatro, estarmos com os D´ZRT ou com as Just Girls”, disse.
Além disso, Francisco desvendou também um pouco dos bastidores do regresso e como é que se estão a gerir para conseguirem fazer acontecer algo muito pedido pelos fãs. “Já estamos a ensaiar há umas boas semanas, estamos a tentar gerir as nossas agendas, que são sempre complicadas porque cada um de nós tem a sua vida pessoal e profissional, e esse também foi um dos desafios que nós tivemos de ultrapassar”, disse.
“Mas está a correr bem e é giro voltar a ensaiar e a olhar uns para os outros. [É giro] voltarmos a comunicar, a tocar com olhares e sabermos o que vai acontecer a seguir ou não sabermos o que vai acontecer a seguir, tem sido [muito bom] revisitar o passado”, acrescentou o advogado.
Para já, o foco do grupo não é lançar novas músicas e álbuns, e sim tentar que aquilo que conseguiram fazer em 2006 volte a acontecer. “Está a ser exigente para nós este concerto, e o exigente é bom, não é mau. Tivemos de juntar as tropas, organizarmo-nos, fazer um plano. Nós temos um plano de ensaio feito com os dias e as horas a que temos de ensaiar, porque parece que não, mas isto é um trabalho que ainda vai demorar um pouco”, esclareceu também Francisco Borges.
“Isto já está a ser um desafio muito grande, e estamos focados nisso agora, porque vamos tocar no Passeio Marítimo de Algés e portanto tem de correr bem”, finalizou. Sobre a atuação, nem os próprios 4Taste sabem bem como vai correr. O público já viu os D´ZRT ao longo de 2023 e, mais recentemente, as Just Girls, na gala de aniversário da TVI, mas a dinâmica da banda de rock ainda está por descobrir.
“Só quando chegarmos àquele dia, àquele palco, é que vamos olhar uns para os outros e pensar [nisso]. Não sei o que vamos estar a sentir e essa também é a magia de uma banda de rock. Através da energia algo mística [conseguimos] influenciarmo-nos uns aos outros, nós próprios ainda não nos vimos a tocar a nós próprios portanto é um mistério para todos”, explicou Luke D’Eça.
No entanto, esta reunião há muito era pedida pelos fãs, que, depois de assistirem ao regresso dos D´ZRT, não falavam noutra coisa sem ser no regresso de outras bandas nostálgicas. David Gama, Sérgio nos “Morangos com Açúcar” e agora engenheiro, revelou que já existia essa percepção, mas que foi agora que aconteceu o grande “boom”.
“O Luke é mais atento a essas coisas e vinha a dizer que havia um milhão [de streams] nas músicas no Spotify e que as pessoas andavam a mandar mensagens. Já existia uma crescente de pessoas a pedir que nós voltássemos e agora acontece ainda mais”, disse.
Êxitos como “Diz-me Que Sim”, “Só Tu Podes Alcançar” ou ainda “Sempre Que Te Vejo” serão tocados n´A Reunião, algo já confirmado por Luke D´Eça. O primeiro reencontro dos 4Taste vai acontecer no Passeio Marítimo de Algés, e os D´ZRT esclareceram, na conferência de imprensa, que será um concerto único, e que os bilhetes já estão a esgotar. No entanto, ainda é possível adquiri-los, e o preço dos bilhetes varia entre os 35€ e os 120€.